Dificuldades comportamentais dos alunos: o papel da gestão educacional na resolução dos conflitos no contexto escola-família-comunidade
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Data
2012-11-30Autor
Oliveira, Eliz Angela Micheletto de
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Esta pesquisa apresenta algumas contribuições sobre as dificuldades comportamentais dos alunos: os conflitos no contexto escola-família-comunidade, assunto que envolve muitas discussões em vários segmentos, considerando o processo educacional do aluno. O objetivo da presente pesquisa consistiu em investigar quais as alternativas para resolver ou solucionar as dificuldades comportamentais dos alunos, partindo-se do pressuposto que os conflitos existentes estão relacionados ao contexto escola-família-comunidade. A partir deste, apresenta-se os objetivos específicos: (a) promover a reflexão sobre as diferentes formas de intervenções para haver uma melhor aprendizagem; (b) debater o papel da escola na atualidade, no contexto da formação do caráter do educando, quais suas implicações, atribuições e limites. O trabalho baseou-se nos referenciais de pesquisa escrito por Lech (2007), Minayo e Sanches (1993), Bronfenbrenner (1996), Lück (2000), Libâneo (2005), Cury (2003), Delors (1998), Ludke e André (1986). A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica e de campo, dando enfoque maior à pesquisa quanti-qualitativa, sendo que os sujeitos envolvidos na pesquisa foram alunos e professores de uma escola da rede Estadual de ensino do município de Soledade-RS. Os mesmos responderam a um roteiro de perguntas a fim de saber como tratar as questões que atingem aos alunos e professores, de maneira especial. Como resultado da pesquisa, vê-se que o educador deve manter o autocontrole, estilo cognitivo e o afeto, fundamentais para não haver desinteresse maior e abandono escolar; para solucionar os problemas a escola deve comunicar à família, havendo um trabalho conjunto de diálogo e cooperação, e acima de tudo, demonstra a importância da relação professor-aluno, como uma relação de cooperação, respeito e crescimento. A análise dos dados aponta que os déficits podem ser superados através da atuação de grupos responsáveis e comprometidos com a educação. À família, cabe mais responsabilidade e comprometimento com a educação de seus filhos e à escola e professores, estes devem contribuir para que as mudanças de comportamento permitam às crianças a firmação da dignidade futura, trabalhando valores, conhecendo as crianças e suas vivências e principalmente, estar presente em suas vidas de maneira construtiva, emancipatória e profícua.
Coleções
- Gestão Educacional - EaD [951]
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