Leitura e escrita de ciberpoemas: a experiência com o hipertexto poético de Capparelli
Visualizar/ Abrir
Data
2011-10-22Autor
Oliveira, Nara Christina Gonzatto de
Metadata
Mostrar registro completoResumo
O objetivo principal dessa pesquisa é analisar o hipertexto poético de Capparelli, no sentido de contribuição para a leitura e escrita do aluno, partindo da constatação de que a participação de quem navega no ciberpoema é estabelecida por um local de diálogo, onde o leitor se quiser apreender o poema tem que agir e reagir, e a cada ação/reação precisa recriar, formando uma nova composição. Para tanto, utilizou-se de um estudo descritivo, valendo-se de pesquisa bibliográfica, de autores que versam sobre o tema, entre livros, artigos e sites da Internet. Concluiu-se que os ciberpoemas são ótimas oportunidades de intervenção entre o prazer e o conhecimento historicamente formado, e a obra de Capparelli pode ser utilizada pelos alunos nas escolas, pois provoca a criatividade, a interatividade e o dialogismo, bem como faz com que o aluno sinta prazer na leitura numa época em que as tecnologias digitais se sobrepõem ao texto em papel.
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: