Avaliação da aprendizagem

Visualizar/ Abrir
Data
2005-03-29Autor
Oliveira, Tanise Ferreira de
Metadata
Mostrar registro completoResumo
A presente Monografia visa buscar no embasamento teórico e na
prática de profissionais em educação, informações experenciadas no
cotidiano, sobre a questão da avaliação visto que a mesma tem um papel
fundamental para o sucesso e/ou fracasso escolar do educando. Mudar a
forma de avaliar os alunos sem antes alterar a maneira de encarar o ensino e
a aprendizagem, leva apenas a novos equívocos e poucas soluções viáveis.
Não basta mudar a forma de avaliar o aluno sem antes alterar o que se
pretende avaliar. Isso apenas mascara práticas tradicionais de ensino e
pouco contribui para a formação do aluno. Somente com o esforço da
Comunidade Escolar: alunos, professores, equipe diretiva, agentes escolares
e pais e/ou responsáveis de alunos poderemos atingir a tão esperada
mudança na Educação. Deixa–se de lado os rótulos e hierarquias e
privilegia–se o aluno como um ser subjetivo, único e especial. Preza–se o
desenvolvimento de suas singularidades e não o treino para que ele se
enquadre nas normas estabelecidas por outrem. A avaliação é parte
integrante do processo ensino e aprendizagem e ganhou na atualidade
espaço muito amplo nos processos de ensino. Requer preparo técnico e
grande capacidade de observação dos profissionais envolvidos, na medida
em que sejam respeitadas as características individuais do educando e, a
partir disso decidir o tipo de ajuda pedagógica que será oferecida para
conscientizar as pessoas envolvidas no processo educativo da escola.
Coleções
- Educação [46]
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: