Gestão escolar e práticas pedagógicas: representações em diferentes contextos
Visualizar/ Abrir
Data
2009-08-07Autor
Oliveira, Priscila do Nascimento Rocha de
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Este trabalho apresenta a investigação, e seu, sobre as representações de alguns professores no que se refere à participação e a gestão escolar, bem como a forma como estes conceitos são postos em prática em seus contextos de trabalho. Para tanto, adotou-se como abordagem metodológica a pesquisa qualitativa na modalidade de estudo de caso, contando com a participação de oito professores que contribuíram voluntariamente, respondendo às entrevistas. Após buscou-se construir um aporte teórico que embasou esta pesquisa, de forma a esclarecer alguns conceitos, bem como elucidar assuntos pertinentes ao tema, tais como a cultura escolar e a representação social. Sabendo que a participação é um dos pilares da gestão democrática da educação, esta foi abordada de forma breve, apenas colocada como associada ao estabelecimento de mecanismos legais e institucionais e à organização de ações que desencadeiem a participação. Consecutivamente, foi feita a análise das informações coletadas, por meio da análise de conteúdo, a qual originou as considerações finais da investigação. Dentre alguns dos resultados mais expressivos, podem ser destacados a carência de informações sobre os conceitos abordados e a falta de projetos e propostas que viabilizem a efetivação da gestão escolar participativa.
Coleções
- Gestão Educacional - EaD [987]
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: