Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorHenz, Celso Ilgo
dc.creatorOliveira, Anelise Flôres de
dc.date.accessioned2018-05-15T14:07:28Z
dc.date.available2018-05-15T14:07:28Z
dc.date.issued2008-03-03
dc.date.submitted2008
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/13196
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, RS, 2008.por
dc.description.abstractThis research objectified to stand out the importance of the interpersonal relations in the processes of democratic-participates management. In this perspective, one searched to recognize and to analyze the valuations elements to this relations, as mediating subsidy to the constitution of the democratic-participate management, or shared, in order to contribute for the humanization of the pertaining to school contexts, to give another dimenstion to the perspectives how much to the context of democratic educational management. In view of the problematic nature of of research raised, as well as the decurrent objectives of it, this study if directed to the qualitative principles of research, from bibliographical sources. To launch hand of this thematic one, a referencial was selected theoretical, amongst which if they detach: Ferreira (2000; 2001), Grillo (2000; 2001), Libâneo (2003; 2004), Mosquera and Stöbaus (2001), among others. It was distinguished that the experiences of life and the partner-cultural environment consist as component-key in the explanation of the performance of the managers, to support its practical daily. The change that can be lived by the manager is fruit of a process that happens as resulted of multiple factors. This everything, strengthens the thought of that(s) the manager(es) cannot(m) count only on its to know acquired in the done readings to the light of other authors, to guide its action. But, over all, for the knowledge acquired in the “reading” of the facts of the daily one, in the carried through activities, what it will imply in an action-reflection-action joint, in favor of one to make critic, constructive and affective.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectGestão democráticapor
dc.subjectRelações interpessoaispor
dc.subjectGestorespor
dc.subjectDemocratic managementeng
dc.subjectInterpersonal relationseng
dc.subjectManagerseng
dc.titleGestão democrático-participativa: as relações interpessoais como mediadoras nos processos de compartilhamento entre saberes e fazerespor
dc.title.alternativeManagement democratic-participate: the interpersonal relations as mediating in the processes of sharing between knowing and makingeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacionalpor
dc.description.resumoEssa pesquisa objetivou ressaltar a importância das relações interpessoais nos processos de gestão democrático-participativos. Buscou-se reconhecer e analisar os elementos valorativos de tais relações, como subsídio mediador à constituição da gestão democrático-participativa, ou compartilhada, a fim de contribuir para a humanização dos contextos escolares, redimensionando as perspectivas quanto ao contexto de gestão educacional democrática. Ter provocado uma ação reflexiva sobre as implicações dos momentos interativos vivenciados, entre os integrantes da comunidade escolar, possibilitou evidenciar as contribuições ao processo de gestão compartilhada. Tendo em vista a problemática e os objetivos de pesquisa levantados, este trabalho investigativo se direcionou aos princípios qualitativos de pesquisa, a partir de fontes bibliográficas. Para lançar mão dessa temática, selecionou-se um referencial teórico, dentre o qual se destacam: Ferreira (2000; 2001), Grillo (2000; 2001), Libâneo (2003; 2004), Mosquera e Stöbaus (2001), entre outros. Concluiu-se que, para haver uma gestão democrática, é preciso existir ou acontecer, uma educação democrática. As experiências de vida e o ambiente sócio-cultural constituem-se como componentes-chave na explicação do desempenho dos gestores, para sustentar suas práticas cotidianas. A mudança que pode ser vivida pelo gestor é fruto de um processo que acontece como resultado de múltiplos fatores. O(s) gestor(es) não pode(m) contar apenas com seus saberes adquiridos nas leituras feitas à luz de outros autores, para orientar suas ações. Mas, sobretudo, pelo conhecimento adquirido na “leitura” dos fatos cotidianos, nas atividades realizadas, o que implicará numa articulação de ação-reflexão-ação, em prol de um fazer crítico, construtivo e afetivo, num processo necessariamente dialógico e participativo.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional [289]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional.

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto