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dc.contributor.advisorMinuzzi, Reinilda de Fátima Berguenmayer
dc.creatorMachado, Jaqueline
dc.date.accessioned2018-05-16T15:34:28Z
dc.date.available2018-05-16T15:34:28Z
dc.date.issued2017-06-24
dc.date.submitted2017
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/13211
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2017.por
dc.description.abstractThe purpose of this study was to verify the use of the cell phone as a support and research tool for the writing of an essay, with participants from a Textual Production Workshop of a High School. The workshop, in extra-class hours, proposes activities to complement practice in reading and writing. The choice of theme is justified by the intrusion of technologies in daily life, which already requires a new attitude on the part of the educators on how to manage them, as they reach the classrooms brought by the students, through their cell phones. Given this daily situation, the study seeks to contribute to the idea that this technology, often rejected by the school itself, for dispersing students, can be used as a source of research and learning in the classroom and / or extraclass activities. The application was made from a base text made available to all participants, being requested that part of the students to carry out the production only with reference to such text and that another party would look for extra information, researching on their cell phones on the subject. At the end, a comparative analysis of the textual productions of the two groups was made in relation to the texts produced. It can be verified, through some indicators, that the students who consulted extra information elaborated textual productions richer in information and of superior quality to those who did not perform the extra research, validating the use of the cellular as a research tool in the textual creative elaboration.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectAprendizado móvelpor
dc.subjectAmbiente escolarpor
dc.subjectOficina de produção textualpor
dc.subjectMobile learningeng
dc.subjectSchool environmenteng
dc.subjectTextual production workshopeng
dc.titleO uso do celular como ferramenta de apoio em atividades de oficina de produção textual em uma escola estadual de ensino médio de Santiago - RSpor
dc.title.alternativeThe use of cellular as a tool for support in activities of the editorial office of a state school of average education of Santiago - RSeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Restinga Sêca, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationTecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, Eapor
dc.description.resumoO estudo teve como objetivo verificar a utilização do celular como ferramenta de apoio e pesquisa para a escrita de uma redação, com participantes de uma Oficina de Produção Textual de uma Escola de Ensino Médio. A oficina, em horário extraclasse, propõe atividades de complementação de prática na leitura e produção escrita. A escolha do tema justifica-se devido à invasão das tecnologias no cotidiano, que já exige uma nova postura por parte dos educadores acerca de como gerenciá-las, pois chegam até as salas de aulas trazidas pelos alunos, através de seus celulares. Diante dessa situação vivenciada diariamente, o estudo busca contribuir com a ideia de que essa tecnologia, muitas vezes rejeitada pela própria escola, por dispersar os alunos, possa ser usada como fonte de pesquisa e aprendizagem em sala de aula e/ou atividades extraclasse. A aplicação foi realizada a partir de um texto base disponibilizado para todos os participantes, sendo solicitado que parte dos alunos realizasse a produção somente tendo como referência tal texto e que outra parte buscasse informações extras, pesquisando em seus celulares sobre o assunto. Ao final, foi feita uma análise comparativa das produções textuais dos dois grupos em relação aos textos produzidos. Pode-se verificar, através de alguns indicadores, que os estudantes que consultaram informações extras elaboraram produções textuais mais ricas em informações e com qualidade superior aos que não realizaram a pesquisa extra, validando o uso do celular como ferramenta de pesquisa na elaboração criativa textual.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Artes e Letraspor


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