O uso do celular como ferramenta de apoio em atividades de oficina de produção textual em uma escola estadual de ensino médio de Santiago - RS
Abstract
O estudo teve como objetivo verificar a utilização do celular como ferramenta de apoio e pesquisa
para a escrita de uma redação, com participantes de uma Oficina de Produção Textual de uma
Escola de Ensino Médio. A oficina, em horário extraclasse, propõe atividades de complementação
de prática na leitura e produção escrita. A escolha do tema justifica-se devido à invasão das
tecnologias no cotidiano, que já exige uma nova postura por parte dos educadores acerca de como
gerenciá-las, pois chegam até as salas de aulas trazidas pelos alunos, através de seus celulares.
Diante dessa situação vivenciada diariamente, o estudo busca contribuir com a ideia de que essa
tecnologia, muitas vezes rejeitada pela própria escola, por dispersar os alunos, possa ser usada
como fonte de pesquisa e aprendizagem em sala de aula e/ou atividades extraclasse. A aplicação
foi realizada a partir de um texto base disponibilizado para todos os participantes, sendo solicitado
que parte dos alunos realizasse a produção somente tendo como referência tal texto e que outra
parte buscasse informações extras, pesquisando em seus celulares sobre o assunto. Ao final, foi
feita uma análise comparativa das produções textuais dos dois grupos em relação aos textos
produzidos. Pode-se verificar, através de alguns indicadores, que os estudantes que consultaram
informações extras elaboraram produções textuais mais ricas em informações e com qualidade
superior aos que não realizaram a pesquisa extra, validando o uso do celular como ferramenta de
pesquisa na elaboração criativa textual.
Collections
The following license files are associated with this item: