O vídeo como recurso tecnológico para a interação intergeracional
Resumo
O presente artigo trata de uma atividade envolvendo o recurso tecnológico vídeo como ferramenta para mediar a interação intergeracional entre alunos de uma escola de ensino fundamental e um grupo de adultos e idosos com afasia (distúrbios de linguagem, decorrente a uma lesão cerebral). A intenção de promover a interação entre os grupos surgiu dos contextos de trabalho do autor desta pesquisa na intenção de explorar esses contextos à luz das Tecnologias da Informação e Comunicação Aplicadas à Educação. No primeiro momento, foi elaborada uma conversa com os envolvidos e, com a aceitação deles para participarem da atividade de interação com gerações diferentes a sua, iniciaram-se as gravações de vídeos para tal propósito. Os assuntos que os sujeitos abordaram foram sobre a vida diária, os problemas cotidianos, a vida antes e depois do AVC. A análise dos dados foi realizada através do viés qualitativo. Como resultado, foi possível verificar que o uso de vídeo como recurso tecnológico educacional gerou interação entre as gerações distintas. Ainda, a atividade serviu como coadjuvante na formação de atitude, caráter e cidadania dos jovens envolvidos. Conclui-se que a interação intergeracional realizada através do vídeo pode ser uma possibilidade de integrar recursos tecnológicos à prática educativa, bem como trabalhar em sala de aula temas que ultrapassam os muros da escola, como a terceira idade – idoso, e o AVC.
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