O uso das Tics na prática do atendimento educacional especializado (AEE)
Visualizar/ Abrir
Data
2017-06-23Autor
Garcia, Tatiane Graziela Rodrigues
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Este artigo teve como objetivo verificar o uso das tecnologias, mais precisamente as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICS), nas práticas do atendimento educacional especializado (AEE), de uma escola estadual do município de São Gabriel. O trabalho esteve alicerçado no paradigma quantitativo, contato direto com o participante. O procedimento metodológico foi o estudo de caso. A coleta dos dados foi realizada por meio de entrevista semiestruturada, gravada em áudio e posteriormente transcritas. Os sujeitos participantes deste estudo foram duas Educadoras Especiais responsáveis pelos atendimentos no AEE, em uma escola estadual do município de São Gabriel, que participaram de forma voluntária do estudo. Os resultados apontaram que as professoras utilizam em sua práticas as TICS, e a tecnologia veio somar e transformar os moldes dos atendimentos, tornando as práticas acessíveis e voltadas as necessidades de cada aluno. Conclui-se, portanto, que usar a tecnologia como ferramenta de aprendizagem é extremamente importante, pois se estamos na era digital, na era da tecnologia, devemos utilizá-la em função da aprendizagem, uma vez que vimos o quanto ela pode auxiliar estes sujeitos, seja no campo cognitivo quanto no social.
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: