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dc.contributor.advisorLemos, Getulio Silva
dc.creatorPivetta, Patrícia Brondani
dc.date.accessioned2018-05-24T11:21:22Z
dc.date.available2018-05-24T11:21:22Z
dc.date.issued2005-08-17
dc.date.submitted2005
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/13237
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, RS, 2005por
dc.description.abstractThe popular education, since it has not been a priority in the educational public politics in Brazil, has generated, along its history, too many excluded people from the formal teaching system. Nowadays, there are some initiatives in favor of popular education through the enlargement of the right to the public and free school for those who had been marginalized from the access and/or continuity of his/her education. Considering the recent implantation of EJA in schools, this work aims at verifying how the educational managers in Escola Estadual de Educação Básica João XXIII, in the municipal district of São João do Polêsine/RS, are facing the public politics which have implanted EJA as a modality of teaching in high school. To do so, a research of was accomplished with sociological approach, type study of case. As a tool, an interview was applied to the educational managers who direct EJA, in a total of 15 teachers, besides collecting information in other opportunities. It was concluded that the implantation of such a system in schools has generated insecurity, considering its differentiated proposal and for not having been accompanied by a training of the teachers who would act in it. Aiming at improving the educational process, it has become necessary a deep and reflexive study about the legislation and the current proposals of EJA, a continuous quality formation for the teachers, change of experiences among schools and among professionals who act in them and, furthermore, the creation of partnerships with other institutions. Only through the united and conscious action and through the commitment of each one of the teachers with EJA, it will be possible to offer an education that will satisfies the students' interests, helping them not only for the acquisition of the certificate, but also opening their perspectives in direction to the full exercise of citizenship.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEJA (Educação de Jovens e Adultos)por
dc.subjectPolíticas públicaspor
dc.subjectGestão escolarpor
dc.subjectEducation for youths and adultseng
dc.subjectPublic politicseng
dc.subjectSchool administrationeng
dc.titleDesafios e perspectivas em educação de jovens e adultospor
dc.title.alternativeChallenges and perspectives in education for youths and adultseng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacionalpor
dc.description.resumoA educação popular, por não ter sido prioridade nas políticas públicas educacionais do Brasil, gerou, ao longo da história, uma grande massa de excluídos do sistema formal de ensino. Atualmente, presenciamos iniciativas em favor da educação popular através da ampliação do direito à escola pública e gratuita para uma parcela da população que foi marginalizada do acesso e/ou continuidade de sua escolarização. Diante da recente implantação da EJA nos estabelecimentos de ensino, objetivamos verificar como os gestores educacionais da Escola Estadual de Educação Básica João XXIII, no município de São João do Polêsine/RS, estão vivenciando as políticas públicas que implantaram a EJA como modalidade de ensino da educação básica. Para tanto, foi realizada uma pesquisa com abordagem sociológica, do tipo estudo de caso. Como instrumento foi aplicada uma entrevista aos gestores educacionais que atuam na EJA, num total de 15 professores, além de colher informações em outras oportunidades. Concluímos que a implantação da EJA nas escolas gerou um clima de insegurança, por ser uma proposta diferenciada e por não ter vindo acompanhada por uma capacitação dos professores que nela iriam atuar. Com vistas à melhoria do processo educativo tornam-se necessários um estudo aprofundado e reflexivo sobre a legislação e as propostas atuais da EJA, uma formação continuada de qualidade para os professores, troca de experiências entre as escolas e os profissionais que nelas atuam e, ainda, criação de parcerias com instituições formadoras. Somente através da ação conjunta e consciente e do compromisso de cada um dos professores com a EJA, será possível oferecer uma escolarização que atenda aos interesses dos educandos, ajudando-os não só para a aquisição da certificação, mas abrindo-lhes caminhos para o pleno exercício da cidadania.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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  • Gestão Educacional [289]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional.

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