Os desafios da gestão escolar frente á repetência
Resumo
Este trabalho teve como objetivo refletir sobre o desafio da gestão escolar frente à
repetência escolar, nessa perspectiva foi realizado um estudo sobre gestão escolar,
avaliação, participação da família na aprendizagem dos alunos, planejamento
pedagógico e repetência escolar. Analisou-se a repetência na Escola José
Rodrigues Cardoso e a maneira que o gestor e seus colaboradores enfrentam essa
questão e como o fator social e familiar podem contribuir para ter um melhor
aprendizado. Nessa mesma direção foram analisados os tipos de avaliações e seus
conceitos e como a avaliação e a repetência estão ligadas entre si e aos índices do
censo escolar. Fizeram parte da pesquisa qualitativa os alunos reprovados em anos
anteriores do 6° ano do Ensino Fundamental de nove anos e 6° a 8° série do Ensino
Fundamental de 8 anos, professores e o gestor da escola. De acordo com os dados
coletados e analisados a gestão escolar tem enfrentado a repetência escolar através
de ações articuladas com toda a comunidade escolar, principalmente com a
participação da família no processo ensino-aprendizagem.
Coleções
- Gestão Educacional - EaD [951]
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: