Cálculo da pegada de carbono como estratégia de educação ambiental na Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor José Ferrugem, Santa Cruz do Sul, RS
Resumo
O termo “Pegada de Carbono” refere-se à quantidade de emissões de Gases de Efeito Estufa emitida na atmosfera, gerada pelo consumo de energia e combustível. Tal quantidade depende diretamente de nosso estilo de vida e a forma como vivemos é reflexo do nosso conhecimento e condição social. Dessa forma a Educação Ambiental, que é um processo educativo e promove a interação, o conhecimento e respeito ao meio, contribui para a transformação da sociedade. O objetivo deste estudo foi avaliar a estratégia denominada “Cálculo da Pegada de Carbono” quanto ao seu potencial promotor de Educação Ambiental. A metodologia partiu da mensuração das emissões de carbono da comunidade escolar da E.M.E.F Professor José Ferrugem, localizada no município de Santa Cruz do Sul, RS utilizando-se da Calculadora de CO2. Os dados foram apresentados à comunidade oportunizando o conhecimento e dimensionando seu impacto ambiental. Foi verificado que a estimativa tem credibilidade junto à comunidade, havendo demonstração de confiança e interesse dos participantes em modificar seus hábitos cotidianos. Os resultados apontaram a estratégia como alternativa para o trabalho com Educação Ambiental, além de favorecer a redução de consumo e estimular a neutralização de carbono.
Coleções
- Educação Ambiental - EaD [323]
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