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dc.contributor.advisorPereira, Sueli Menezes
dc.creatorPereira, Maria do Socorro Cunha
dc.date.accessioned2018-06-11T14:57:29Z
dc.date.available2018-06-11T14:57:29Z
dc.date.issued2011-09-17
dc.date.submitted2011
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/13350
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2011.por
dc.description.abstractThis monograph is the result of a case study, carried out through desk research, a public school located in the Pilot Plan of the Federal District, which offers high school in the morning and afternoon shifts. The analysis covers the work of legislation that regulates the education process along the lines of political and administrative decentralization of the state and educational institutions appreciate the political, social or economic system in Brazil and abroad, showing the process of globalization and opening up policy , respectively, and, finally, highlights the challenges faced by the school for consolidation of administrative decentralization imposed by the new economic order. This is a survey on the management of a school as a vanguard in the political-pedagogical aspects, whose history in defense of a quality education reveals a process of constant action and reflection among teachers, staff, students, parents and communities with a view to democratic practices, as well as reinforces the theory of social participation necessary for the achievement and realization of democratic management in schools and society in general. The research problem addressed was the creation of the school along the lines of participatory management, their experience with the dictatorship and the struggle waged by the contributions of its faculty, students and community to persist with democratic practices. Thus, the study revealed that even with assistance from the military regime in school management and the remnant of the post dictatorship the participation of the social components of the school, including the community, was instrumental in consolidating the democratic management of that school.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEnsinopor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectGestão democráticapor
dc.subjectLearneng
dc.subjectEducationeng
dc.subjectDemocratic managementeng
dc.titleA democratização na gestão da escola pública em Brasilia - DF: um estudo de casopor
dc.title.alternativeThe democratization in management of public schools in Brasilia - DF: a case studyeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Palmas, TO, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoA presente monografia é resultado de um estudo de caso, realizado através de pesquisa documental, de uma escola pública localizada no Plano Piloto do Distrito Federal, que oferece o ensino médio nos turnos matutino e vespertino. O trabalho de análise abrange a legislação que regulamentou a educação aos moldes do processo de descentralização político-administrativa do Estado e das instituições educativas; aprecia o contexto político, social e econômico vigente no Brasil e no mundo, evidenciando o processo de globalização e a abertura política, respectivamente e, por último, evidencia os desafios encontrados pela escola para consolidação da descentralização administrativa imposta pela nova ordem econômica. Trata-se de uma pesquisa sobre a gestão de uma escola considerada de vanguarda nos aspectos político-pedagógicos, cuja história em defesa de uma educação de qualidade revela um processo de ação e reflexão constante entre os professores, funcionários, alunos, pais e comunidades, com vistas às práticas democráticas, assim como, reforça a teoria da necessária participação social para a conquista e concretização da gestão democrática na escola e na sociedade em geral. O problema de pesquisa abordado foi a criação da escola nos moldes de uma gestão participativa, sua convivência com o regime de ditadura e as contribuições da luta travada pelo seu corpo docente, discente e comunidade para persistir com as práticas democráticas. Assim, o estudo revelou que mesmo com as intervenções do regime militar na gestão da escola e o resquício do período pós ditadura a participação dos atores sociais componentes da escola, incluindo a comunidade, foi fundamental para consolidação da gestão democrática naquela escola.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

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