A democratização na gestão da escola pública em Brasilia - DF: um estudo de caso
Fecha
2011-09-17Autor
Pereira, Maria do Socorro Cunha
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A presente monografia é resultado de um estudo de caso, realizado através de pesquisa documental, de uma escola pública localizada no Plano Piloto do Distrito Federal, que oferece o ensino médio nos turnos matutino e vespertino. O trabalho de análise abrange a legislação que regulamentou a educação aos moldes do processo de descentralização político-administrativa do Estado e das instituições educativas; aprecia o contexto político, social e econômico vigente no Brasil e no mundo, evidenciando o processo de globalização e a abertura política, respectivamente e, por último, evidencia os desafios encontrados pela escola para consolidação da descentralização administrativa imposta pela nova ordem econômica. Trata-se de uma pesquisa sobre a gestão de uma escola considerada de vanguarda nos aspectos político-pedagógicos, cuja história em defesa de uma educação de qualidade revela um processo de ação e reflexão constante entre os professores, funcionários, alunos, pais e comunidades, com vistas às práticas democráticas, assim como, reforça a teoria da necessária participação social para a conquista e concretização da gestão democrática na escola e na sociedade em geral. O problema de pesquisa abordado foi a criação da escola nos moldes de uma gestão participativa, sua convivência com o regime de ditadura e as contribuições da luta travada pelo seu corpo docente, discente e comunidade para persistir com as práticas democráticas. Assim, o estudo revelou que mesmo com as intervenções do regime militar na gestão da escola e o resquício do período pós ditadura a participação dos atores sociais componentes da escola, incluindo a comunidade, foi fundamental para consolidação da gestão democrática naquela escola.
Colecciones
- Gestão Educacional - EaD [951]
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