Uma proposta para o ensino de física nuclear
Resumo
O presente trabalho trata da apresentação de defesa de Doutorado, em que abordamos uma proposta para a componente curricular Física Nuclear (FN) dos Cursos de Física da UFSM, a partir da reestruturação da disciplina Física Nuclear e de Partículas. A motivação da presente proposta vem da clara dissonância entre os objetivos atuais da disciplina e os objetivos previstos nos documentos oficiais que tratam da educação brasileira. Propomos uma reestruturação da disciplina de modo a contemplar requisitos como aplicações científicas e tecnológicas e a contextualização social, política e econômica, garantindo, ao mesmo tempo, uma formação científica de excelência, mas valorada pela conscientização da inserção dessas tecnologias no contexto social político e econômico da sociedade brasileira. A proposta que apresentamos divide a disciplina em três pilares, aplicadas de modo intercalado e contínuo. No primeiro pilar, denominado formação comum, fizemos uma revisão da Mecânica Quântica e Mecânica Quântica Relativística e discutimos a Física Nuclear. O objetivo principal era conhecer as definições, os conceitos, as leis e os modelos da FN, assim como o formalismo matemático para descrevê-las. No segundo pilar, denominado instrumentação científica, apresentamos o embasamento experimental para o estudo da Física Nuclear e de Partículas, com os diversos tipos e modelos de aceleradores e detectores, e experimentos de baixo custo. Neste pilar os objetivos são desenvolver habilidades de observação de eventos que envolvam partículas nucleares e formulação de hipóteses para explicação dos fenômenos, despertando o carácter investigativo, habilitar o aluno a analisar e interpretar dados e obter conclusões corretas a partir de análise de variáveis de medição e erros de experimentos que envolvam conceitos complexos, despertando o carácter reflexivo. No terceiro pilar, aplicações em subáreas, foram ministrados seminários sobre as diversas subáreas de interesse científico e tecnológicos modernos. Aplicações na Física Médica, discussão dos principais projetos de pesquisa desenvolvidos ou em fase de desenvolvimento com interesse científico e estratégico para o País são discutidos em um contexto social, econômica e política, a partir de artigos científicos da área de relações internacionais e documentos oficiais do governo brasileiro. Discutimos o êxito da proposta quanto aos objetivos previstos e alcançados. Como resultado concluímos que é possível trabalhar a componente curricular FN em 90 horas-aula com excelência científica e tecnológica, contemplando as exigências da legislação, mas principalmente, trabalhando uma contextualização social, política e econômica que discuta a posição do nosso País em um processo estratégico de defesa e de soberania nacional. A presente proposta pode ser aplicada para outros Cursos como Química e Engenharias, a nível de Pós-graduação ou Graduação (com alguns ajustes). Trata-se de uma pesquisa ação-qualitativa em que os dados foram coletados através de questionários, seminários/colóquios, memoriais e anotações junto aos discentes da referida disciplina. O tratamento dos dados é realizado de acordo com a análise de conteúdo de Laurence Bardin.
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