O uso de tecnologias na educação em ciências: o que apontam as pesquisas acadêmicas a respeito do uso de filmes (vídeos) no ensino?
Resumo
As mudanças na sociedade, ao longo dos anos, caracterizaram o século XX como aquele que
assistiu a um desenvolvimento cientifico e tecnológico sem precedentes na história da
humanidade. Esta expansão exerce um efeito marcante na educação, dada a popularização da
linguagem cientifica disponibilizadas pelas Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC).
Cabe ressaltar que as TIC, especialmente, os filmes e vídeos produzidos pela indústria
cinematográfica, embora, populares, por vezes, abordam o conhecimento científico de modo
equivocado, evidenciando a necessidade de pesquisas sobre estes materiais como estratégias
de ensino. A luz destas considerações, no presente estudo, do tipo “Estado da Arte”, analisouse
a produção acadêmica a respeito do uso de filmes e vídeos no Ensino de Biologia, expressa
nos eventos Encontro Regional de Ensino de Biologia, Encontro Nacional de Ensino de Biologia
e Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Mediante a análise de 21 anais
destes eventos, identificou-se 39 trabalhos versando sobre os recursos em questão. Os
resultados apontam para uma carência de trabalhos sobre o tema, os poucos existentes indicam
que há pouca profundidade teórica sobre o tema, bem como na forma de uso, corroborando a
necessidade de estudos a respeito do potencial didático destes recursos no ensino.
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: