Informática na educação infantil: aspectos positivos e negativos na aprendizagem enfocando o papel do educador
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Data
2010-12-03Autor
Peixoto, Lourdes Helena Rodrigues Pontes
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O presente trabalho tem por objetivo destacar como vem sendo realizada a aplicabilidade da
Informática na Educação Infantil, seus aspectos negativos e positivos bem como o enfoque dado
ao papel do educador. Este artigo discute com bases teóricas a prática pedagógica realizada nas
escolas da rede infantil, e aborda a necessidade da capacitação teórica dos educadores para
enriquecimento da práxis docente, quanto ao uso do computador como ferramenta do processo
de ensino e aprendizagem. Através de pesquisa bibliográfica e observação da prática docente e
discente nas escolas de Educação Infantil da cidade de Livramento, RS, bem como entrevista
realizada com professores em abordagem de como vem sendo utilizado o computador pelos
professores e alunos para enriquecimento do processo de aprendizagem. Dentro deste enfoque o
destaque para o papel do educador quanto ao uso correto do computador como ferramenta de
ensino. Todo trabalho desenvolvido em informática educativa deve possuir uma práxis educativa
na vivência da criança, suas etapas evolutivas necessitam de prática fora da escola, pois numa
abordagem construtivista, não existe conhecimento, sem convivência concreta.
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