Um olhar sobre as políticas educacionais de incentivo a leitura: desafios e possibilidades
Resumo
Este trabalho tem como objetivo propor uma reflexão sobre as políticas educacionais
de incentivo à leitura, numa perspectiva emancipatória, implementadas no município
de Barra Funda. Nesse sentido, objetiva-se investigar de que forma as leis e
diretrizes nas três esferas Municipal, Estadual e Federal, favorecem ou burocratizam
os projetos e ações locais nesse sentido. Entendendo a leitura crítica como uma
possibilidade de transformação do status quo, enfatiza-se a necessidade de
compreender, por meio de um estudo de especialização, as bases teóricas, temas
inerentes a educação, alfabetização, escola, estado e políticas públicas
educacionais. Nesta investigação, buscou-se ainda, problematizar o papel das
instituições escolares e públicas frente à tarefa de proporcionar condições para
ampliar, de maneira principalmente qualitativa, a leitura de diferentes formas, tipos e
códigos linguísticos, defendendo nesse sentido, a construção de uma proposta
educacional que vise não somente a leitura da palavra, mas do mundo e, portanto, a
escrita da própria história. Para tanto, optou-se pela pesquisa qualiquantitativa do
tipo estudo de caso, aplicando-se uma entrevista semiestruturada com educadores
de duas escolas do município: Escola Municipal de Ensino Fundamental Barra
Funda e Estadual de Educação Básica Antônio João Zandoná, suas respectivas
coordenadoras pedagógicas e as Secretárias Municipais de Educação de Barra
Funda/RS-Brasil que atuaram no período de 2005 a 2009. Após finalizar o estudo,
conclui-se que as ações educacionais precisam ser transformadas em políticas
públicas que ampliem as possibilidades de empoderamento do sujeito, através da
democratização da leitura de códigos diversos.
Coleções
- Gestão Educacional - EaD [951]
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