dc.contributor.advisor | Krug, Hugo Norberto | |
dc.creator | Cristino, Ana Paula da Rosa | |
dc.date.accessioned | 2016-03-17T13:13:59Z | |
dc.date.available | 2016-03-17T13:13:59Z | |
dc.date.issued | 2009-01-22 | |
dc.date.submitted | 2009 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1349 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, RS, 2009. | por |
dc.description.abstract | This study aimed at understanding the support and accompaniment of Pedagogical
Coordination in P.E. teachers’ educational practices at final years of Elementary
Schools in city run schools of Santa Maria (RS). The qualitative type investigation
had as its methodological option the discourse analysis according to Foucault (1979).
The collaborators were P.E. teachers and pedagogical coordinators. According to the
discourses, these professionals get influence in different ways, through power
relations, implicating in their subjectivations, as well as in the truth effects accredited
to school managing and professional development. Although the contributions of
Physical Education are observed, it still has not appeared in a meaningful way in the
development of school organization. Besides the necessary conditions regarding the
P.E. school teacher subjectivity, it is as indispensable to have the support and
accompaniment of pedagogical practices, having space for dialogue and
improvement of corporate activities. The study centered its value in the
comprehension of how school organizations function and in the understanding of how
pedagogical coordinators and P.E. teachers act. To comprehend the discourse of
these collaborators was an opportunity to search alternatives which qualify relations,
promote professional appreciation and the improvement of school organization and
managing. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Educação física escolar | por |
dc.subject | Gestão escolar | por |
dc.subject | Relações de poder | por |
dc.subject | Desenvolvimento profissional | por |
dc.title | Gestão e relações de poderes na educação física escolar a partir de discursos de professores da área e coordenadores pedagógicos | por |
dc.title.alternative | Managing and power relations in school physical education from discourses of area teachers’ and pedagogical coordinatiors’ | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil. | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional | por |
dc.description.resumo | Este estudo objetivou compreender o apoio e acompanhamento da Coordenação
Pedagógica nas práticas educativas de professores de Educação Física dos Anos
Finais do Ensino Fundamental em escolas da rede municipal de ensino de Santa
Maria (RS). A investigação de caráter qualitativo teve como opção metodológica a
análise do discurso segundo Foucault (1979). Os colaboradores foram professores
de Educação Física e coordenadores pedagógicos. De acordo com os discursos,
observou-se que esses profissionais influenciam-se de diferentes formas, pelas
relações de poder, implicando nas suas subjetivações, assim como nos efeitos de
verdade atribuídos para a gestão escolar e o desenvolvimento profissional. Embora
sejam observadas as contribuições da Educação Física, ela ainda não aparece de
forma significativa no desenvolvimento da organização escolar. Além das condições
necessárias referentes à subjetividade do professor de Educação Física escolar,
torna-se da mesma forma indispensável que o apoio e acompanhamento das
práticas pedagógicas aconteçam, havendo espaço para o diálogo e aprimoramento
das atividades coletivas. O estudo centrou seu valor na compreensão do
funcionamento das organizações escolares e do entendimento sobre as atuações
dos coordenadores pedagógicos e professores de Educação Física. Compreender
os discursos destes colaboradores foi uma oportunidade para buscar alternativas
que qualifiquem relações, promovam a valorização profissional e a melhoria da
organização e gestão escolar. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |