Gestão e relações de poderes na educação física escolar a partir de discursos de professores da área e coordenadores pedagógicos
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Data
2009-01-22Autor
Cristino, Ana Paula da Rosa
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Este estudo objetivou compreender o apoio e acompanhamento da Coordenação
Pedagógica nas práticas educativas de professores de Educação Física dos Anos
Finais do Ensino Fundamental em escolas da rede municipal de ensino de Santa
Maria (RS). A investigação de caráter qualitativo teve como opção metodológica a
análise do discurso segundo Foucault (1979). Os colaboradores foram professores
de Educação Física e coordenadores pedagógicos. De acordo com os discursos,
observou-se que esses profissionais influenciam-se de diferentes formas, pelas
relações de poder, implicando nas suas subjetivações, assim como nos efeitos de
verdade atribuídos para a gestão escolar e o desenvolvimento profissional. Embora
sejam observadas as contribuições da Educação Física, ela ainda não aparece de
forma significativa no desenvolvimento da organização escolar. Além das condições
necessárias referentes à subjetividade do professor de Educação Física escolar,
torna-se da mesma forma indispensável que o apoio e acompanhamento das
práticas pedagógicas aconteçam, havendo espaço para o diálogo e aprimoramento
das atividades coletivas. O estudo centrou seu valor na compreensão do
funcionamento das organizações escolares e do entendimento sobre as atuações
dos coordenadores pedagógicos e professores de Educação Física. Compreender
os discursos destes colaboradores foi uma oportunidade para buscar alternativas
que qualifiquem relações, promovam a valorização profissional e a melhoria da
organização e gestão escolar.
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- Gestão Educacional [292]