Unidade de ensino potencialmente significativa com modelagem matemática para a aprendizagem do conceito de volume em uma escola militar do RS
Resumo
A motivação deste estudo surge, a partir da percepção do autor, o qual percebe que o ensino e a
aprendizagem do conceito de volume no Ensino Médio acontecem, de modo geral, centrado em
aplicações de fórmulas e com pouca ênfase em situações contextualizadas. Esse fato caracteriza, no
contexto da Teoria da Aprendizagem Significativa, o que é chamado de aprendizagem mecânica.
Portanto, o problema que orienta esta pesquisa, é: “Como se dá o processo de aprendizagem
significativa do conceito de volume por alunos de uma turma de uma Escola Militar do estado do RS,
quando submetidos a uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS), mediada por
atividades de Modelagem Matemática? A fim de responder tal questão, é proposta e implementada
uma UEPS, subsidiada por atividades de Modelagem Matemática, para a abordagem do conceito de
volume de sólidos geométricos no Ensino Médio. A sequência didática apresentada foi estruturada de
forma que, inicialmente, fosse possível identificar os conhecimentos prévios dos alunos no que tange
os conceitos de Geometria Plana e sua transição para a Geometria Espacial. As atividades seguintes
partem de conceitos mais gerais e inclusivos e são diferenciadas progressivamente para conceitos mais
específicos, buscando favorecer a reconciliação integrativa. Percebe-se, na fase de sondagem de
conhecimentos prévios dos alunos, certa fragilidade de conceitos subsunçores da Geometria Plana,
necessários para ancoragem dos conceitos da Geometria Espacial. Porém, com a atividade de
modelagem, foi possível resgatar alguns conhecimentos prévios necessários e prepará-los às futuras
aprendizagens que fazem parte da UEPS proposta, especialmente, no que se refere a volume de
sólidos geométricos. A medida que os aspectos sequenciais da unidade de ensino avançam, identificase
a capacidade dos alunos em fazer uso dos conceitos aprendidos em diferentes situações, ao mesmo
tempo em que se evidencia o progresso na troca e externalização de significados. Contudo, a avaliação
somativa permitiu identificar que o maior obstáculo para a aprendizagem, permanece sendo os
conhecimentos prévios acerca da Geometria Plana. Numa avaliação da UEPS, como um todo, o que
se identifica é a motivação dos alunos quanto ao envolvimento nas atividades propostas; a necessidade
de promover mais instrumentos, os quais resgatem os conceitos da Geometria Plana e evidências de
aprendizagem significativa, principalmente, no que se refere a autonomia na elaboração resolução de
atividades, as quais requerem o processo de Modelagem.
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