A interrelação entre gestão educacional e gestão do pedagógico
Resumo
A interrelação entre a gestão educacional, a gestão escolar e a gestão do pedagógico
constituiu-se o tema desta pesquisa. Neste espectro, as possibilidades da gestão do pedagógico
frente à educação democrática constituiu o eixo norteador dessa pesquisa bibliográfica,
trazendo ao centro da discussão ações diretas e indiretas da macro e da micro estruturas
educacionais a partir das políticas públicas de gestão educacional, asseguradas pelo arcabouço
legal, formado pela Constituição Federal de 1988 e pela Lei de Diretrizes e Bases da
Educação Nacional Lei n.º 9394/96, respectivamente. Neste percurso, tivemos como
objetivos, situar as políticas educacionais ao longo do século XX, iniciando pelos anos de
1920; evidenciar o surgimento e constituição da gestão escolar, compreendendo os elementos
políticos econômicos e ideológicos que configuram o atual cenário e suas implicações para a
gestão educacional e escolar; identificar as potencialidades da gestão do pedagógico frente à
construção de uma educação democrática. A educação, nesta pesquisa foi compreendida como
prática situada num determinado espaço-tempo, tomando a ação pedagógica como prática de
sujeitos reais que ao participarem da produção de conhecimento, além das disciplinas
tradicionais, atuam na formação de valores, atitudes e ética. Para contextualizar a interrelação
entre a gestão educacional e a gestão do pedagógico, retomamos a trajetória educacional a
partir dos anos 1920 do século XX até os dias atuais, apontando para a trajetória, desde o
surgimento da administração escolar seguindo pelas lutas sociais em busca da democracia e
efetivação da gestão escolar democrática, enfocando a perspectiva de participação efetiva dos
atores da escola, como sujeitos do processo de efetivação da gestão para a emancipação.
Percebeu-se que a educação nos dias atuais continua excludente e que os agentes/sujeitos
continuam subordinados às demandas da sociedade capitalista, configurando uma política de
“mercadificação”, que perpetua a desigualdade social permitindo o retorno da meritocracia
onde o sucesso e o fracasso fica por conta e risco dos clientes no mercado educacional.
Coleções
- Gestão Educacional - EaD [951]
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