Formação, trabalho e a alternância no Instituto Educar, Pontão/RS
Resumo
Este trabalho tem como tema: Formação, Trabalho e Alternância no Instituto Educar,
o mesmo buscou aprofundar e compreender o papel deste instituto como escola na
vida dos educandos e educandas, que perpassam esta instituição de ensino,
tentando aprofundar o papel do trabalho no processo formativo dos/as meninos e
meninas que se alternam para entre o trabalho e o estudo (casa e escola), e que, na
escola se alternam entre o estudo e o trabalho poderem se profissionalizar, mas
também para que seja assim garantido o processo de formação política. Procuramos
identificar os possíveis conflitos entre teoria e prática para avançar no processo
formativo. Quisemos olhar também para o dia a dia dos educandos/as, dos
educadores/as no intuito de entender o papel da escola no convívio dos mesmos, na
formação mediante a alternância que se intercala durante 3 anos da/na vida destes
jovens, no trabalho e no estudo. Assim as diferentes entrevistas realizadas durante o
processo de construção deste trabalho, foram pilar para a construção teórica do
mesmo, pois elas que nos possibilitaram entender o contexto do conjunto desta
escola. Contudo a metodologia utilizada pertence ao método qualitativo, utilizando
as seguintes ferramentas: entrevistas, observações, pesquisa de campo –
observação das aulas, atuação no tempo trabalho, analise de documentos e um
olhar para o plano de curso desta turma. Por fim dizer que: esta concepção de ser
humano e sociedade em constante transformação propõem-se, partindo de pessoas
e contextos reais, a construir sujeitos construtores de sua historia, o que tem
embasado a necessidade da organização do trabalho no curso. De modo que os
educandos/as contribuam, consigo mesmo na medida em que contribuem para a
auto-sustentação do instituto, e com o Movimento na parte profissional e militante,
sem que se mantenha uma hierarquia das diferentes formas de trabalho.
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