Empreendedorismo feminino no Brasil e sua relação com variáveis econômicas e sociais
Resumo
O crescimento do empreendedorismo feminino está intimamente ligado à variáveis que descrevem as razões do empreender das mulheres, através da economia, da renda, de influências internas como a maternidade, e muitas vezes por gerirem sozinhas suas famílias. Buscou-se descrever essas variáveis de forma coesa e que comprovem os motivos do crescimento empreendedor. São elas: mulheres empreendedoras iniciais, PIB, matrículas na educação infantil, empreendedoras por oportunidade e por necessidade, nível de escolaridade – faixas 1 a 4, renda média per capita familiar e taxa de renda média, e, número de mulheres empregadas no mercado formal de emprego. Esse estudo possui como objetivo verificar o crescimento do empreendedorismo feminino no Brasil, viabilizado pela análise de correlação. Partindo de uma análise quantitativa, em continuidade a uma análise qualitativa, por meio de discussões econômicas e sociais, utiliza-se observação de diagramas de dispersão, estatística descritiva mediante de medidas de tendência central e medidas de dispersão, seguindo com a análise fim dessa pesquisa, a análise de correlação. Com base em pesquisas bibliográficas de cunho social e discussões, esse trabalho vem a colaborar, utilizando métodos estatísticos, com a influência do empreendedorismo feminino na economia brasileira e nas decisões da mulher em se inserir no mercado empreendedor. Da mesma maneira que proporcionar o enriquecimento científico quantitativamente testado, para fins de discussões sobre as empreendedoras. Obteve-se, como resultados desse estudo, comprovações da influência, do número de matriculas na educação infantil, do nível de escolaridade – faixa 1, da renda média per capita familiar e o número de mulheres empregadas, no crescimento do empreender feminino. Ainda, por intermédio de resultados complementares, testou-se a relação do número de mulheres empregadas no mercado formal de emprego, com a educação infantil, com os percentuais de empreendedoras por oportunidade e por necessidade, a fim de enriquecimento e proposição de trabalhos futuros nessa temática. Por fim, os resultados vieram a corroborar discussões sobre a mulher empreendedora, de forma a tornar mensurável essas relações e motivos do crescer empreendedor da mulher brasileira.
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