A produção editorial aplicada à educação a distância: estudo de caso de materiais didáticos do curso de Pedagogia EAD
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Data
2015-12-17Autor
Jorge, Loren Kellen Carvalho
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No cenário editorial, os livros didáticos estão em uma categoria lucrativa e ativa, no entanto, em tempos de mudanças tecnológicas e reflexões sobre a educação brasileira, é preciso pensar sobre os seus possíveis desdobramentos. É o caso dos materiais didáticos da Educação a Distância (EAD), já que é uma modalidade educacional alternativa para milhões de pessoas. O problema desta pesquisa recai sobre o tipo de material produzido, seus dispositivos e sua qualidade do ponto de vista da produção editorial. Objetiva-se investigar os processos da produção deste segmento, suas características, dificuldades e desafios. Assim, optou-se por selecionar duas disciplinas de um semestre de uma das graduações EAD da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), sendo escolhido o curso de Pedagogia por seu viés educativo. A abordagem teórico-metodológica utilizada foi revisão bibliográfica para discutir conceitos importantes para a elaboração destes produtos, com o aporte teórico dos autores Moore e Kearsley (2007), Leão (1999), Belloni (2001) e Filho (1997) e estudo de caso para realizar a análise dos materiais. A partir da pesquisa realizada, foi possível concluir que critérios editoriais são levados em consideração e adotados pela equipe Multidisciplinar da Universidade Aberta (EMUAB), todavia, ainda há alternativas para serem exploradas e pontos a serem aprimorados. Deste modo, conclui-se que o segmento de materiais didáticos é pouco discutido dentro do eixo da produção editorial e da comunicação e existe um amplo espaço para debate e inserção de novos produtos a fim de colaborar com a educação, seja ela mediada pelas tecnologias educacionais em rede ou não.
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