Prática como componente curricular – definições legais e sua expressão na formação inicial do professor de ciências e biologia
Resumo
Esta pesquisa foi desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde, do Centro de Ciências Naturais e Exatas da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), e vinculada ao Grupo de Pesquisa “Inter-institucional Desempenho Escolar e Inclusão Acadêmica” (IDEIA). Dispomo-nos a responder ao seguinte problema de pesquisa: De que forma as “Práticas como Componentes Curriculares” são definidas em documentos oficiais e desenvolvidas durante a formação inicial de professores de Ciências e Biologia? A natureza da pesquisa, das informações coletadas e do modo de análise adotado para o tratamento das informações é de cunho qualitativo. O estudo teve como objeto de pesquisa o Curso de Ciências Biológicas da UFSM, do campus de Santa Maria e como fontes de informação as legislações nacionais vigentes sobre a formação de professores para a Educação Básica e o Projeto Político-Pedagógico (PPP). Roteiros específicos foram criados para a análise dos documentos. Na análise das informações, utilizamos os princípios da Análise de Conteúdo de Bardin. A partir desse material, constatamos que, nas normativas legais, há a obrigatoriedade do estreitamento da relação teoria e prática, que devem estar presentes ao longo do curso, do mesmo modo que também devem estar distribuídas nas Práticas como Componente Curricular e no Estágio Curricular Supervisionado, ambas com o cumprimento de no mínimo de 400h cada. Porém, tais legislações não citam, referenciam ou exemplificam como exercitar, trabalhar e desenvolver tal relação teoria-prática. O Projeto Político-Pedagógico do Curso de Ciências Biológicas da UFSM cita a importância de articular a teoria com a prática, porém não se vê nem nos textos introdutórios, nem nas ementas das disciplinas, menção de como essa relação será desenvolvida no curso. Contudo, buscamos com a pesquisa contribuir com estudos futuros, os quais busquem compreender as formas de articulação entre teoria e prática através das Práticas como Componente Curricular (PPC) em Cursos como este de Ciências Biológicas. Acreditamos que a forma mais adequada de realizar a Prática como Componente Curricular pode ser através da Transposição Didática, na qual o professor formador deve estimular, desafiar e incentivar os futuros docentes, para que estes desenvolvam a prática da autorreflexão, avaliação, reelaboração e transformação frente ao exercício da docência.
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