A aplicação do ensino híbrido na educação profissional e tecnológica: potencialidades e dificuldades
Resumo
Esta pesquisa desenvolveu-se no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica do Colégio Técnico Industrial de Santa Maria (PPGEPT - CTISM), Mestrado Acadêmico, na linha de pesquisa em Inovação para Educação Profissional e Tecnológica. Este estudo surgiu da necessidade de direcionar o ensino às necessidades dos alunos contemporâneos, que estão imersos na tecnologia e anseiam por práticas de ensino diferenciadas, alinhadas ao mundo do trabalho. Objetivou-se na pesquisa estudar as potencialidades e dificuldades da utilização do uso desta metodologia ativa na EPT. Propôs-se a aplicação da metodologia ativa denominada Ensino Híbrido (EH), nos modelos de Rotação por Estações e Sala de Aula Invertida, numa disciplina do Curso Técnico em Meio Ambiente, do Colégio Politécnico da Universidade Federal de Santa Maria. Após a aplicação dos modelos foram distribuídos dois questionários do tipo semiestruturado aos alunos, um no final de cada modelo, e no final de toda a aplicação, houve uma entrevista do tipo semiestruturada com o professor titular. A pesquisa foi aplicada no início do semestre letivo de 2017, e os resultados indicaram como potencialidades maior participação dos alunos, debate de ideias e posicionamentos, preparação prévia para as aulas e otimização no gerenciamento do tempo em sala de aula; e como dificuldades problemas nos recursos tecnológicos e adequação do tempo as propostas, nos tópicos dos conteúdos, vão de acordo com outras pesquisas que vêm sendo realizadas. Pelos resultados obtidos o Ensino Hibrido tem grande potencial para aplicação na EPT, contudo os recursos de infraestrutura necessitam de um redimensionamento para atender a demanda de forma eficiente.
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: