Tornando visíveis as ‘Cidades Invisíveis’: uma poética em Arte e Tecnologia no Minecraft
Resumo
A presente pesquisa de Mestrado em Artes Visuais, na linha Arte e
Tecnologia, trata do uso do jogo Minecraft como suporte artístico. A importância do
estudo advém do fato de haver um crescimento recente nas pesquisas sobre jogos
eletrônicos no meio acadêmico, sendo que essa se difere das demais pelo propósito
de usar um jogo eletrônico como suporte artístico. Neste sentido, o trabalho
referencia o jogo como um processo estético, cultural, como arte, tendo por base
processos de criação ali implicados. Aborda, para tal, as discussões relativas ao
tema, trazidas por John Huizinga, Lévi-Strauss, Ane Cauquelin, Romero Tori, Suzete
Venturelli, Arthur Bobani, Arlindo Machado, entre outros pensadores, pesquisadores
e teóricos. Igualmente analisa o assunto no que tange às manifestações artísticas
atuais através de jogos eletrônicos, em diferentes produções legitimadas por
instituições oficiais ou não. No seu viés de produção prática, compõe-se de criações
artísticas feitas, principalmente, pelo autor na plataforma do game Minecraft. Como
elemento instaurador da poética pessoal foi selecionada a obra literária ‘Cidades
Invisíveis’ de Italo Calvino, partindo da proposição de criação por meio da narrativa,
via cidades descritas na obra, o que gerou uma série de produções em gamearte,
denominadas, homonimamente, ‘Cidades Invisíveis’. Buscou-se, desse modo,
demonstrar a importância de estudos nessa forma emergente de criação artística,
configurada a partir do universo dos jogos eletrônicos e da gamearte no contexto da
arte e tecnologia.
Coleções
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: