As possíveis intervenções do conselho escolar da escola X para se minimizar o fracasso escolar
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Data
2010-09-17Autor
Brandão, Gustavo Krysnamurthy Linhares
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Esta monografia tem como objetivo estudar as possíveis causas do fracasso escolar e o que a Gestão poderia fazer para minimizar o efeito do não aprendizado. Atualmente, tratar esse fracasso representa um grande desafio para os gestores escolares e para a sociedade. Neste sentido, se faz necessário uma série de trabalhos que possam resgatar a auto-estima dos educandos que procuram ajuda e tornar a escola um local onde ocorra reflexão acerca dos assuntos estudados e desenvolva o pensamento crítico, pois esse é um processo que pode desencadear pesquisa, análise e criação de novas idéias. Mudar a maneira de pensar do indivíduo que busca progredir enquanto estudante é um dos objetivos da Escola X. Uma boa intervenção da Gestão Escolar Democrática pode vir a contribuir para minimizar o fracasso que paira sobre a Educação atual. Este trabalho foi desenvolvido baseado em pesquisas e referências teóricas contidas nos estudos de Batshaw (1990), Freire (2007), Cover (2004), Bossa (2000) e Piaget (1978), entre tantos outros que estudam e tratam do tema em suas pesquisas. Além da pesquisa bibliográfica, visitas foram realizadas na Escola X para acompanhar a atuação do Conselho Escolar em relação ao processo educativo. Nos dias de hoje, fica cada vez mais evidente que se faz necessário considerar um trabalho de acompanhamento por parte da Gestão para melhorar o processo de aprendizagem na Educação. Assim, concluímos que um diagnóstico bem feito pode nortear a intervenção na aprendizagem e, só a partir daí, buscar resultados concretos no processo educacional dos alunos que ali freqüentam, levando os indivíduos a repensarem suas atitudes.
Coleções
- Gestão Educacional - EaD [950]
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