A gestão que temos e a gestão que queremos: uma reflexão baseada em Paulo Freire
Resumo
Este ensaio tem como objetivo principal fazer uma reflexão a respeito de como os educadores de hoje estão reconstruindo os conceitos que fazem parte de suas práticas cotidianas ao terem como norte a Gestão Democrática. Fala das dificuldades em reinventarmos a escola e ao mesmo tempo, da coragem e persistência dos(as) professores(as) que, apesar das adversidades impostas à profissão de professor, superam-se, buscando alternativas para terem acesso à formação continuada, refazem-se e se comprometem com o processo de mudança social. Trata da importância de oportunizar aos professores espaços de reflexão para que percebam a carga cultural lhes imposta, que repensem as relações que estão estabelecendo com a sua história e se sintam responsáveis pela cultura que estão criando; que percebam as incoerências, entraves e distorções, presentes nos conceitos e ações que colocam como essenciais nos espaços educacionais. Fala do nosso dever em buscar, cada vez mais, um distanciamento menor entre o que temos como projeto e o que temos como prática em nosso cotidiano e a maneira de percebê-los através do diálogo, embasados nos escritos de Paulo Freire.
Coleções
- Gestão Educacional [292]
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