Da prática à reflexão: o (re)conhecimento dos limites e potencialidades da convergência das TICs aplicadas ao Coaching Universitário
Resumo
Um novo mundo, repleto de dados, conhecimentos e excesso de informação, tecnologias revolucionárias e conexão constante, produziu à Comunicação Social – e essa a ele – mudanças expressivas. E, como não poderia deixar de ser, o impacto da consequente convergência midiática foi – ou deve ser – sentido, também, nas instituições de ensino de todos os níveis e partes do mundo. Em Santa Maria, RS, Brasil, não é diferente, como ilustra o caso de uma instituição privada, focada nas ciências sociais e aplicadas, onde convivem diferentes gerações, on e off line. Mas, sobretudo, onde, também, o tradicional modelo de ensinar, aquele em que, entre outras características, um fala e outros escutam, se esgota. Diante da nova e urgente condição do tempo, instituição e docentes têm novas responsabilidades, como atender à expectativa discente de compreender o tempo do qual são parte e de desenvolver soluções para a descoberta, aperfeiçoamento e potencialização de suas competências e habilidades. Enquanto o espaço físico da aula e cronômetro se ressignificam, novas alternativas, geralmente extracurriculares, são buscadas, a exemplo do Coaching Universitário. Ante o aprimoramento de uma iniciativa nessa área, fomenta-se a seguinte questão: nesse contexto, quais os limites e potencialidades das tecnologias da informação e comunicação aplicadas a um projeto extracurricular de Coaching Universitário? Elucidando e problematizando essa questão norteadora, o trabalho perpassa por uma dinâmica de investigação em um procedimento de Estudo de Caso, com base em técnicas de aplicação de entrevistas e observação participante. Transcorre, antes, pelo ensino superior no Brasil, história, cenário e tendências; consequentes efeitos da convergência das Tecnologias da Informação e da Comunicação e; pelo (re)conhecimento conceitual e prático dos termos mentoring, coaching e counseling1, além de suas singularidades e similaridades no processo de comunicação e interação institucional. Apresenta, ainda, o arquétipo de um ambiente virtual de ensino e troca de experiências com vistas na ampliação do projeto em questão e, principalmente, contribuição para o campo de pesquisa na seara de Tecnologias Educacionais em Rede. Nas digressões, destaca condições técnicas e estruturais como fator limitante e; aponta ferramenta e metodologia enquanto potenciais correspondentes à contínua demanda por inovação, legitimando o papel multidisciplinar de ações orientadas ao desenvolvimento e gestão do conhecimento.
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