EJA: solução ou continuidade dos problemas do fracasso escolar?
Resumo
Esta pesquisa insere-se nos estudos de Especialização em Gestão Educacional do Programa de Pós-graduação a distância da Universidade Federal de Santa Maria/RS. Através deste trabalho buscou-se compreender a problemática do fracasso escolar e a crescente demanda de vagas que as escolas de ensino regular geram à modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA) no município de Dois Irmãos/RS. Para esta investigação utilizou-se como metodologia a pesquisa participante, entrelaçando experiências entre os entrevistados e a pesquisadora. A coleta de dados deu-se em duas escolas municipais de bairros periféricos, com alunos, professores e gestores das modalidades EJA, PROEJA e do ensino fundamental regular. O aparato teórico que guiou esta monografia estruturou-se em torno de vários estudiosos, entre eles Freire (1986, 1984, 1999), Freitag (1986), Gadotti (1985, 1988), Paiva (2006), Paro (2001), Young (2007), Brunel (2008), além de documentos constitucionais como a Lei de Diretrizes e Bases (LDB nº 9394/96) e o Parecer do Conselho Nacional de Educação nº 11/2000. Após o mapeamento dos dados é possível afirmar que há um esforço para ressignificar a EJA e contornar a problemática do fracasso escolar, qualificando o ensino em todas as modalidades para proporcionar o crescimento individual, o estado de pertencimento do educando à comunidade e seu comprometimento com o desenvolvimento da sociedade. Para tanto é necessário maior comprometimento da gestão educacional e da gestão escolar para o contorno das questões do rendimento escolar no cenário educacional, com especial atenção a Educação de Jovens e Adultos.
Coleções
- Gestão Educacional - EaD [951]
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