A interação família e escola no contexto da gestão escolar
Resumo
Este trabalho objetivou refletir sobre a importância da interação família e escola no
processo de aprendizagem escolar. Para esse fim, analisou-se a participação da
família na educação dos filhos, enumerado os fatores que exercem maior influência
na interação entre a família e a escola. Também se buscou conhecer a ação da
Escola Municipal Antônio de Godoy Bueno, localizada em Mormaço/RS, no processo
de interação com a família e como ocorre a interação entre esses dois espaços
educativos. Com uma abordagem qualitativa, a pesquisa foi desenvolvida através de
questionários respondidos por 4 professores gestores, 1 diretor gestor, 4 pais e 4
alunos. Os dados do estudo foram analisados segundo a técnica de análise de
conteúdo. A partir da pesquisa constatou-se que há certo distanciamento entre
escola e família e que ambas têm objetivos semelhantes e os papeis de cada um
desses espaços educativos em determinados momentos se confundem. Nesse
contexto, considera-se que cabe à escola adotar uma política de aproximação para
em parceria com a família superem as dificuldades e em cooperação traçarem um
caminho que leve as duas instituições a atingirem seus objetivos perante a
aprendizagem discente.
Coleções
- Gestão Educacional - EaD [987]
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: