dc.contributor.advisor | Dal Forno, Gedson Mario Borges | |
dc.creator | Carretts, Nara Denise Farias | |
dc.date.accessioned | 2016-03-28T14:04:35Z | |
dc.date.available | 2016-03-28T14:04:35Z | |
dc.date.issued | 2011 | |
dc.date.submitted | 2011 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1389 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Especialização em Mídias na Educação, EaD, RS, 2011. | por |
dc.description.abstract | The present article aims to analyze the use of digital media, Internet, in the writing
and reading context with students at 4th grade of Elementary School in “Colégio
Santa Teresa de Jesus”. Based on the available bibliographic research, with wellknow
authors. The work contextualizes themes such as digital literacy, in the
information society, the hypertext, the non-linear reading way and the methodology
of using Internet in the process of teaching and learning, focused on the interaction
and relationship of student’s action-reflection-action, towards the acquired
knowledge during the process of improving the skills involved for a reader and a
writer in the school reality, registered on its site. By understanding the process of
writing as a technology that evolves according to the culture, requiring its use as a
way of communication mediated by the current digital media. The hypertext owns a
great importance, bringing a special form of presenting a way of reading which
requires reader’s direct action in order to go through different ways, creating a
particular segment of reading and different to the other readers, with introspective
features. In this case, readers need to be in continuous literacy, analogical and digital, so that they can act and interact in their environment, using digital media as
a form of communication and knowledge production. Networking is useful to know
other realities inserted in the same context, in the mentioned school, by the official
site of “Associação de Ensino e Assistência Social Santa Teresa de Jesus ”,where it
is possible to know what the schools are working and how they are producing
knowledge published on the web. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Letramento digital | por |
dc.subject | Hipertexto | por |
dc.subject | Metodologia no uso da Internet | por |
dc.title | A influência das mídias digitais no aprendizado dos alunos das séries iniciais do colégio Santa Teresa de Jesus | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Santana do Livramento, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Mídias na Educação, EaD | por |
dc.description.resumo | O presente artigo tem como objetivo analisar o uso da mídia digital, Internet, no
contexto da escrita e leitura nos educando do 4º do Ensino Fundamental do Colégio
Santa Teresa de Jesus, baseado na pesquisa bibliográfica disponível, com autores
reconhecidos. Contextualiza os temas de letramento digital, na sociedade da
informação; o hipertexto, a forma não linear de leitura e a metodologia do uso da
Internet no processo de ensino-aprendizagem, focada na interação e na relação açãoreflexão-
ação do educando, frente aos conhecimentos adquiridos no processo e o
aperfeiçoamento das habilidades envolvidas de leitor e escritor na realidade da
escola, registradas no site da mesma. Concebendo a escrita como uma tecnologia
que evolui de acordo com a cultura, requerendo o uso como forma de comunicação
mediada pelas mídias digitais vigentes. O hipertexto entra em cena, trazendo uma
forma própria de apresentar uma leitura que precisa da atuação direta do leitor para
percorrer diferentes caminhos, criando um segmento de leitura peculiar e distinto
aos demais leitores, com características introspectivas. Nesse caso, o leitor, necessita
estar em contínuo letramento, analógico e digital, para poder agir e interagir no seu
meio, fazendo uso das mídias digitais como veículo de comunicação e produção do
conhecimento. O trabalho em rede serve para conhecer outras realidades inseridas
num mesmo contexto, no caso da escola, pelo site oficial da Associação de Ensino e
Assistência Social Santa Teresa de Jesus, no qual é possível saber o que as escolas
estão trabalhando e como estão produzindo o conhecimento que está publicado na
web. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Tecnologia | por |