O imaginário social do professor ouvinte da Escola Estadual de Educação Especial dr. Reinaldo Fernando Cóser em relação ao aluno surdo
Resumo
Durante o período de graduação, no curso de Educação Especial, muitos foram os
questionamentos em relação à surdez, à Língua de Sinais e à Educação de Surdos.
Nesse sentido, fui atraída pela teoria do Imaginário Social procurando compreender
as significações imaginárias a partir de duas dimensões: a instituída e a instituinte,
encontrando subsídios nos trabalhos de Cornelius Castoriadis. Esta pesquisa teve
como objetivo geral conhecer as significações imaginárias dos professores em
relação à surdez, mais especificamente, os aspectos que envolvem a Educação de
Surdos e que propiciam as interações entre os surdos e seus pares e entre os
surdos e seus professores. A metodologia teve como fundamentos a pesquisa
qualitativa que, segundo MINAYO (1998), possibilita perpassar o conjunto de
expressões humanas presentes nas estruturas, nos processos, nos sujeitos e nas
representações. A coleta de dados foi realizada através de entrevistas semiestruturadas
com os professores graduados em áreas específicas do conhecimento
que atuam na Escola Estadual de Educação Especial Dr. Reinaldo Fernando Cóser.
Dessa forma, a teoria do Imaginário Social permite que cada professor, no seu modo
de perceber o aluno surdo, partindo de suas experiências, dê um significado para a
Educação de Surdos e para sua prática pedagógica.
Coleções
- Educação Especial [20]
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