A prova Brasil e a questão da qualidade no trabalho do gestor educacional
Resumo
O presente trabalho desenvolve um estudo acerca das avaliações educacionais realizadas pelo Estado nas escolas públicas, visando indicadores para a educação brasileira, sendo esses o objetivo da pesquisa, no sentido de compreender a eficácia da contribuição para o planejamento do trabalho do gestor educacional, problematizando acerca do nível de melhoria da qualidade do ensino pós os resultados da Prova Brasil. Essa discussão nos leva a considerar que as avaliações, em seus formatos, possuem concepções que respondem a um modelo estatal vigente. Para a análise, desenvolveu-se uma pesquisa documental, nos sites do Ministério da Educação (MEC) e do Instituto Nacional de Estudo e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), em busca de dados e resultados da Prova Brasil dos últimos três anos de avaliação (2005 – 2007 – 2009) de quatro escolas brasileiras, escolhidas aleatoriamente, com a semelhança de serem escolas estaduais, mas de diferentes estados, buscando conhecer a variedade brasileira nesse sentido. Para qualificação do trabalho, tornou-se necessária a realização de uma entrevista com uma gestora de uma das quatro escolas pesquisadas. A partir dos dados levantados, encontrou-se uma discrepância de resultados entre as escolas, desvelando-se assim um modelo avaliativo ainda genérico e pouco eficaz para o trabalho do gestor educacional.
Coleções
- Gestão Educacional [294]
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: