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dc.contributor.advisorKrug, Hugo Norberto
dc.creatorContreira, Clairton Balbueno
dc.date.accessioned2016-03-28T14:33:00Z
dc.date.available2016-03-28T14:33:00Z
dc.date.issued2012
dc.date.submitted2012
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/1394
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação Física e Desporto, Curso de Especialização em Educação Física Escolar, RS, 2012.por
dc.description.abstractThe aim of this present study was to evaluate the constructive movements of the professional identity of academics Degree course at Physical Education on the Centro de Educação Física e Desportos (CEFD) in Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). The investigation was based on the understanding that the "constructive movements" are part of different actions involving personal and professional relationships, developed by graduate students in the search for knowledge acquisition / knowledge for the formation of professional identity. Justified by the intention to understand the contributions that the Bachelor's Degree in Physical Education has been developing on this, within the current curriculum model has been implemented for seven (7) years in the course, through Law No. 9.696/98 and Resolution of CNE/CES No.07/04. To reach this end, it took the following specific objectives: a) To analyze the most significant reasons that influenced the choice of graduation in Physical Education; b) To analyze the views of scholars on the curriculum CEFD / UFSM the construction of professional identity; c) analyze learning strategies used by students of graduation in Physical Education CEFD / UFSM in forming their expertise / knowledge, and; d) analyze the characteristics that constituted the formative professional identity of academics at the end of the graduation in Physical Education from CEFD / UFSM. The collection of information was obtained through a literature search and a semi-structured interview. The interpretation of information occurred through content analysis. Participated in the investigation four (4) academics belonging to the eighth semester of the Degree in Physical Education. As a result of analysis of information collected, we inferred that in the case of participants in this research, the Degree in Physical Education CEFD / UFSM, through its formal curriculum and extracurricular activities such as research groups and extension projects, provided a tool theoretical and practical that made possible the understanding of what is “to be teacher" and its role within the school, contributing to the formation of a professional able to intervene effectively in different school contexts.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação físicapor
dc.subjectFormação de professorespor
dc.subjectIdentidade profissionalpor
dc.titleOs movimentos construtivos da identidade profissional de acadêmicos da licenciatura em Educação Física do CEFD/UFSMpor
dc.title.alternativeThe constructive movements of the professional identity of academic degree at Physical Education on the CEFD / UFSMeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.specializationEducação Física Escolarpor
dc.description.resumoEste estudo teve como objetivo analisar os movimentos construtivos da identidade profissional dos acadêmicos de Licenciatura em Educação Física do Centro de Educação Física e Desportos (CEFD) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). A investigação partiu do entendimento que os “movimentos construtivos” fazem parte das diferentes ações que envolvem as relações pessoais e profissionais desenvolvidas pelos graduandos na busca pela aquisição de conhecimentos/saberes na formação de sua identidade profissional. Justificou-se a realização deste estudo pela intenção de compreender as contribuições que o curso de Licenciatura em Educação Física vem desenvolvendo, sobre este aspecto no atual modelo curricular implantado há sete (7) anos no curso, através da Lei n. 9.696/98 e Parecer CNE/CES n.07/04. Para chegar a esta finalidade, decorreram os seguintes objetivos específicos: a) Analisar os motivos mais significativos que influenciaram a escolha pela Licenciatura em Educação Física; b) Analisar a opinião dos acadêmicos sobre o currículo do CEFD/UFSM na construção da identidade profissional; c) Analisar as estratégias de aprendizagens utilizadas pelos acadêmicos da Licenciatura em Educação Física do CEFD/UFSM na formação de seus conhecimentos/saberes, e; d) Analisar as características formativas que constituiram a identidade profissional dos acadêmicos, ao final do curso de Licenciatura em Educação Física do CEFD/UFSM. A coleta de informações ocorreu através de pesquisa bibliográfica e de entrevistas semiestruturada. Utilizamos a análise de conteúdo para a interpretação dos achados da investigação. Participaram da pesquisa quatro (4) acadêmicos, em situação regular, pertencentes ao oitavo semestre do curso de Licenciatura em Educação Física. Por fim, no caso específico dos (4) quatro intrevistados, o curso de Licenciatura em Educação Física do CEFD/UFSM, através de seu currículo formal e atividades extracurriculares como grupos de pesquisa e projetos de extensão, proporcionou meios teóricos e práticos que viabilizaram a compreensão dos acadêmicos sobre o que é “ser professor” e seu papel dentro do ensino, colaborando para a formação de um profissional que estabeleceu relações próximas com a escola sendo capaz de intervir de forma efetiva nos diversos contextos escolares.por
dc.publisher.unidadeCentro de Educação Física e Desportospor


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