Os movimentos construtivos da identidade profissional de acadêmicos da licenciatura em Educação Física do CEFD/UFSM
Abstract
Este estudo teve como objetivo analisar os movimentos construtivos da identidade profissional dos acadêmicos
de Licenciatura em Educação Física do Centro de Educação Física e Desportos (CEFD) da Universidade Federal
de Santa Maria (UFSM). A investigação partiu do entendimento que os “movimentos construtivos” fazem parte
das diferentes ações que envolvem as relações pessoais e profissionais desenvolvidas pelos graduandos na busca
pela aquisição de conhecimentos/saberes na formação de sua identidade profissional. Justificou-se a realização
deste estudo pela intenção de compreender as contribuições que o curso de Licenciatura em Educação Física
vem desenvolvendo, sobre este aspecto no atual modelo curricular implantado há sete (7) anos no curso, através
da Lei n. 9.696/98 e Parecer CNE/CES n.07/04. Para chegar a esta finalidade, decorreram os seguintes objetivos
específicos: a) Analisar os motivos mais significativos que influenciaram a escolha pela Licenciatura em
Educação Física; b) Analisar a opinião dos acadêmicos sobre o currículo do CEFD/UFSM na construção da
identidade profissional; c) Analisar as estratégias de aprendizagens utilizadas pelos acadêmicos da Licenciatura
em Educação Física do CEFD/UFSM na formação de seus conhecimentos/saberes, e; d) Analisar as
características formativas que constituiram a identidade profissional dos acadêmicos, ao final do curso de
Licenciatura em Educação Física do CEFD/UFSM. A coleta de informações ocorreu através de pesquisa
bibliográfica e de entrevistas semiestruturada. Utilizamos a análise de conteúdo para a interpretação dos achados
da investigação. Participaram da pesquisa quatro (4) acadêmicos, em situação regular, pertencentes ao oitavo
semestre do curso de Licenciatura em Educação Física. Por fim, no caso específico dos (4) quatro intrevistados,
o curso de Licenciatura em Educação Física do CEFD/UFSM, através de seu currículo formal e atividades
extracurriculares como grupos de pesquisa e projetos de extensão, proporcionou meios teóricos e práticos que
viabilizaram a compreensão dos acadêmicos sobre o que é “ser professor” e seu papel dentro do ensino,
colaborando para a formação de um profissional que estabeleceu relações próximas com a escola sendo capaz de
intervir de forma efetiva nos diversos contextos escolares.
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- Educação Física Escolar [200]