Família e escola: uma aproximação necessária e urgente
Visualizar/ Abrir
Data
2012-11-30Autor
Campos, Lívia Maria de Oliveira
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Esta monografia investiga como os gestores escolares, no contexto atual, articulam-se para possibilitar a aproximação entre a família e a escola; tendo como objetivos específicos: identificar quais as possíveis estratégias que viabilizem a aproximação da família na escola; verificar como a relação família-escola interfere no processo ensino aprendizagem; e conhecer qual é a importância da relação família-escola no processo educacional. Tal pesquisa é de caráter qualitativo do tipo estudo de caso. Serão privilegiadas como fontes de informação a entrevista semiestruturada com professores na função de gestor. Para fundamentar a pesquisa, foram usados como autores principais: Castro (2002); Freire (1975, 1991); Libâneo (2007); Paro (1992, 1999, 2000); Piaget (1972, 2000). A análise dos dados possibilitou compreender quais estratégias os gestores utilizam para aproximação da família dos alunos com a escola, bem como, constatar que esta aproximação proporciona grandes benefícios no processo ensino-aprendizagem. O propósito desta parceria tão necessária e urgente, é que se construam, através de uma intervenção planejada e consciente, espaços de reflexão e experiências de vida, numa comunidade educativa. Reforça-se então a necessidade dos gestores dispensarem momentos de sua formação, para refletirem e reconstruírem essa relação importantíssima.
Coleções
- Gestão Educacional - EaD [951]
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: