Uma cartografia do filme brasileiro em Nova Iorque (2003 a 2016): uma análise crítica
Resumo
A tese reflete acerca da cartografia do filme brasileiro em Nova Iorque de 2003 a 2016,
a partir de um mapeamento do circuito exibidor de filmes brasileiros no período,
investigando o processo de exibição destes filmes. Os contornos e os cruzamentos
nesta cartografia se definem através da inter-relações presentes neste circuito
exibidor, expresso em suas especificidades, para compreender seus limites e suas
possibilidades. A pesquisa pautou-se por observação direta e levantamentos de dados
em acervos relacionados ao circuito exibidor na cidade de Nova Iorque: Museu de Arte
Contemporânea em Nova Iorque (MoMA), Film Society of Lincon Center (FSLN),
Brazilian Film Festival of New York (BRAFF-NY), e Museum of the Moving Image
(MoMI), The New York Times (NYT) e da Film Comment. Considerando os dados
presentes nos arquivos, em seus aspectos circunstanciais, dissimulados e polifônico,
na constituição do processo cartográfico, buscamos perceber suas regularias e
desvios, e, também perceber como esses filmes são vistos nas resenhas criticas
publicadas na imprensa sobre eles. A visibilidade dos filmes brasileiros em Nova
Iorque vai além da circularidade que configuram, na medida em que despertam
diversos olhares - presente nas resenhas critica - sobre o imaginário cultural brasileiro
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