Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMarquezan, Lorena Ines Peterini
dc.creatorCargnin, Edileine Scapin
dc.date.accessioned2018-08-01T13:01:24Z
dc.date.available2018-08-01T13:01:24Z
dc.date.issued2010-04
dc.date.submitted2010
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/13974
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, RS, 2010.por
dc.description.abstractThe monograph of qualitative nature aims to discuss the possibilities, contradictions and benefits of participation of managers in the education of children, how they perceive the playfulness and what its importance in the production of knowledge and in the assurance of learning for children with high abilities/giftedness. The research questions: how managers perceive the playfulness and what its importance in the production of knowledge and assurance of learning for children with high ability / giftedness. The research was conducted in a school of Early Childhood Education, located in Santa Maria and had as subject children of a group of early childhood education. The methodology used was the research participant, with comments in classes and educational meetings, analyzed based on the theoretical of the fields of knowledge playful and childlike. The analysis is built on the comparison between the current proposals for democratic management, present in the Pedagogical Project of the school and with the current legislation on education. Observed in the research that there was a change of educator’s attitude on the face of solutions built by students, since it began working with a playfulness to integration, because she felt the need to include this student to group because the lack of integration generated frustration and sadness for her, it was clearly perceived in the speech.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectAltas habilidades/superdotaçãopor
dc.subjectGestorespor
dc.subjectLudicidadepor
dc.subjectCriançaspor
dc.subjectHigh abilities/giftednesseng
dc.subjectManagerseng
dc.subjectPlayfulnesseng
dc.subjectChildreneng
dc.titleA gestão começa na sala de aula: mediação lúdica de alunos de altas habilidades/superdotaçãopor
dc.title.alternativeThe management begins in the classroom: play mediation of students with high abilities/giftednesseng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacionalpor
dc.description.resumoO trabalho monográfico, de caráter qualitativo, tem por objetivo problematizar as possibilidades, as contradições e os benefícios da participação dos gestores na educação de crianças, como percebem a ludicidade e qual a sua importância na produção de conhecimento e garantia de aprendizagem com crianças com altas habilidades/superdotação. A pesquisa questiona: como os gestores percebem a ludicidade e qual a sua importância na produção de conhecimento e garantia de aprendizagem com crianças com altas habilidades/superdotação. A investigação foi desenvolvida em uma escola de educação infantil situada no Município de Santa Maria e teve como sujeitos crianças de uma turma de educação infantil. A metodologia utilizada foi a de pesquisa participante, com observações nas aulas e nas reuniões pedagógicas, analisadas com base no referencial teórico dos campos de conhecimento lúdico e infantil. A análise é construída no confronto entre as propostas atuais de gestão democrática, presentes no Projeto Político Pedagógico da Escola e com a legislação atual sobre educação. Observou-se na pesquisa que houve uma mudança de postura da educadora frente às soluções construídas pelos alunos, uma vez que iniciou o trabalho com a ludicidade para fazer integração, pois sentia a necessidade de incluir este aluno ao grupo porque a falta desta gerava frustração e tristeza para ela, isso era nitidamente percebido em sua fala.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional [289]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional.

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto