A gestão começa na sala de aula: mediação lúdica de alunos de altas habilidades/superdotação
Resumo
O trabalho monográfico, de caráter qualitativo, tem por objetivo problematizar as
possibilidades, as contradições e os benefícios da participação dos gestores na
educação de crianças, como percebem a ludicidade e qual a sua importância na
produção de conhecimento e garantia de aprendizagem com crianças com altas
habilidades/superdotação. A pesquisa questiona: como os gestores percebem a
ludicidade e qual a sua importância na produção de conhecimento e garantia de
aprendizagem com crianças com altas habilidades/superdotação. A investigação foi
desenvolvida em uma escola de educação infantil situada no Município de Santa Maria
e teve como sujeitos crianças de uma turma de educação infantil. A metodologia
utilizada foi a de pesquisa participante, com observações nas aulas e nas reuniões
pedagógicas, analisadas com base no referencial teórico dos campos de conhecimento
lúdico e infantil. A análise é construída no confronto entre as propostas atuais de gestão
democrática, presentes no Projeto Político Pedagógico da Escola e com a legislação
atual sobre educação. Observou-se na pesquisa que houve uma mudança de postura
da educadora frente às soluções construídas pelos alunos, uma vez que iniciou o
trabalho com a ludicidade para fazer integração, pois sentia a necessidade de incluir
este aluno ao grupo porque a falta desta gerava frustração e tristeza para ela, isso era
nitidamente percebido em sua fala.
Coleções
- Gestão Educacional [293]
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