O lúdico como perspectiva pedagógica no contexto escolar
Resumo
O estudo teve como objetivos a contextualização e o desenvolvimento da ação
docente nos seus aspectos pedagógicos e educacionais, observando entre outros, o
planejamento e a implementação dos planos pedagógicos, bem como a estrutura
organizacional na tentativa de resgatar a motivação dos alunos pelo ato de
aprender. O que se fez, portanto, foi um estudo de natureza exploratória e descritiva
na forma de pesquisa bibliográfica. Com este trabalho pretende-se proporcionar
reflexões acerca do assunto uma vez que o mesmo é de fundamental importância
para o processo ensino-aprendizagem. Estudos referentes ao tema proposto
buscam sintetizar a importância do lúdico na educação, na busca de uma
aprendizagem com mais sentido no que se refere ao desenvolvimento cognitivo,
afetivo, físico e social. Diante disso, se desejamos conhecer bem o mundo em que a
criança vive, devemos fazer parte de seus brinquedos e brincadeiras. Enfim,
ludicidade é uma necessidade interior onde a criança se prepara para a vida
aprendendo a cooperar com seus semelhantes, convivendo como ser social. Cabe
ao professor e a escola rever suas metodologias para tornar suas aulas mais
prazerosas e despertar maior interesse na aprendizagem. Todo profissional
consciente, desta realidade, saberá como utilizar o lúdico na valorização das
potencialidades da criança e na sua educação como um todo. A organização e a
gestão do trabalho escolar requerem o constante aperfeiçoamento profissionalpolítico,
científico, pedagógico - de toda a equipe escolar. Dirigir uma escola implica
conhecer bem seu estado real, observar e avaliar constantemente o
desenvolvimento do processo de ensino, analisar com objetividade os resultados, e
fazer compartilhar as experiências docentes bem-sucedidas.
Coleções
- Gestão Educacional - EaD [950]
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: