A educação do campo nos territórios assentados: o caso do assentamento Fazenda Annoni e o assentamento Bela Vista
Resumo
Essa pesquisa apresenta o fenômeno de territorialização de dois assentamentos do
Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem terra; o Assentamento Fazenda Annoni e
o Assentamento Belo Vista. O objetivo principal deste trabalho foi analisar o
processo de territorialização destes assentamentos. Para auxiliar na busca por
respostas, utilizou-se o método dialético, por atender a demanda da pesquisa. Para
o levantamento dos dados, utilizou-se a metodologia qualitativa. O trabalho de
campo acorreu seguido de uma vasta revisão bibliográfica, onde foram investigados
livros, teses, dissertações e artigos que abordassem o tema. A hipótese central
deste trabalho se dá sobre a importância da presença da educação do campo e
cooperativas nos assentamentos, uma vez que, na presença destes instrumentos,
há de fato a territorialização por parte do MST, enquanto o assentamento que não
contempla a cooperativa apresenta-se desarticulado, ou de fato há
desterritorialização do espaço vivido pelos sujeitos do MST.
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