Avaliação externa na educação básica: implicações no trabalho pedagógico do professor
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Data
2018-06-29Autor
Nascimento, Karine Bueno do
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Este estudo teve como objetivo analisar as implicações das políticas públicas de avaliação externa no trabalho pedagógico dos professores. Para tanto, o aporte teórico-metodológico adotado pautou-se no materialismo histórico-dialético, mediado pela pesquisa documental e bibliográfica, sendo considerado, para fins de análise, o cenário econômico, político, social e cultural internacional e nacional a partir da década de 1980. O estudo ficou estruturado em dois capítulos, que visaram realizar o movimento dialético entre a aparência e a essência dos assuntos abordados. Desta forma, inicialmente, apresentou-se o processo de implementação das avaliações externas na educação básica, as quais tinham (e tem) como objetivo quantificar a qualidade educacional no Brasil. Em seguida, ampliou-se a discussão ao passo que foram sendo apresentadas as contradições que mediam os objetivos das avaliações externas na educação básica. Essa discussão foi fundamental para, na próxima seção, após conceituar trabalho pedagógico dos professores, analisar as implicações das avaliações externas no trabalho pedagógico dos professores. Como resultado, constatou-se que o projeto de educação brasileiro apresenta, com base no referencial adotado, uma visão estreita de trabalho e educação, bem como de qualidade educacional, uma vez que estes estão pautados nos interesses do capital. Desta maneira, o trabalho pedagógico dos professores, no atual cenário, visa perpetuar a hegemonia do capital, por meio da formação de força de trabalho para futura inserção nos processos de produção.
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- Gestão Educacional - EaD [950]
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