O rádio no contexto escolar: novas oportunidades de comunicação e cidadania
Resumo
Este artigo aborda o planejamento e montagem de uma rádio na Escola Municipal de Ensino Fundamental Taufik Germano, na cidade de Cachoeira do Sul/RS, para ser utilizada como meio de comunicação entre os alunos do sexto ano durante o período do recreio. Com a criação da rádio na escola, buscou-se debater com a comunidade escolar do turno da tarde a importância da comunicação falada; levantar as questões relativas às dificuldades de expressão oral e escrita dos alunos e ressaltar a utilização da rádio como ferramenta no processo de ensino e de aprendizagem. Para a consecução dessa proposta, levou-se em consideração a importância da comunicação para o processo de leitura e interpretação das mensagens e para a superação das limitações, aproveitando-se do fascínio dos alunos por atividades escolares diferenciadas e a sua eficiência no processo de aprendizagem. Apresentou como resultado um debate entre os alunos e professores sobre as dificuldades na leitura e interpretação dos textos/noticias, o que refletiu diretamente no interesse dos alunos no projeto e a sua preocupação com o processo de aprendizagem. A partir deste projeto conclui-se que a escola precisa estar atenta para as atividades ligadas as mídias, pois estas, são recebidas com entusiasmo pelos alunos e a sua utilização e assimilação é muito bem aceita, resultando em um aumento da aprendizagem prazerosa, objetivo final da escola.
Coleções
- Mídias na Educação - EaD [640]