dc.creator | Lopes, Marcelo Vieira | |
dc.date.accessioned | 2018-09-26T20:01:52Z | |
dc.date.available | 2018-09-26T20:01:52Z | |
dc.date.issued | 2017-08-29 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/14402 | |
dc.description.abstract | Heidegger, since the late 1920’s, develops an extensive approach on human existence in terms of comprehension of being. Such approach is linked to the famous recovery of the problem of being, which will be, definitely, a main problem during all his work. The question on the meaning of being as the main reason of Heidegger’s philosophy arises, in the period of Being and Time, as inherently connected to the problem of a comprehension that is historically set. The human being, thus, to comprehend something like this, implies an articulation of the comprehension in different regulatory ways, in which the entities show up on the inside of a meaning field. The hermeneutic phenomenology of Being and Time might be understood, then, as the thematization of the articulation of the meaning throughout the normativity inherent to the entities which express. In this context arises the development of the freedom concept. Notwithstanding the plural-significance of this concept in Heidegger’s work, it is possible to find a subjacent sense in its appearances by the late 1920’s until 1930’s. That sense points out to a previous binding, as a possibility of the whole comprehension of being. Taken by the notion of binding, the concept of freedom points out to the immediate dissociation of its traditional notion. This work analyses the development of this concept in the aforementioned period, bearing in mind its acknowledged importance performed in the description of human existence in terms of comprehension of being. | eng |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Fenomenologia | por |
dc.subject | Hermenêutica | por |
dc.subject | Liberdade | por |
dc.subject | Heidegger | por |
dc.subject | Phenomenology | eng |
dc.subject | Hermeneutics | eng |
dc.subject | Freedom | eng |
dc.subject | Heidegger | eng |
dc.title | Liberdade e vinculação na fenomenologia hermenêutica | por |
dc.title.alternative | Freedom and binding in hermeneutic phenomenology | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.resumo | Heidegger elabora, a partir da segunda metade dos anos 1920, uma extensa abordagem da existência humana em termos de compreensão de ser. Esta abordagem está ligada à famosa retomada do problema do ser, que será, sem dúvida, um problema central durante toda a sua obra. A pergunta pelo sentido do ser como motivo central da filosofia de Heidegger surge, no período de Ser e Tempo (1927), como intrinsecamente ligada ao problema de uma compreensão historicamente situada. Que o ser humano compreenda algo assim como ser implica uma articulação da compreensão em diversos modos regulativos, nos quais entes aparecem no interior de um campo de sentido. A fenomenologia hermenêutica de Ser e Tempo pode então ser entendida como a tematização da articulação de sentido através da normatividade inerente aos entes que se manifestam. Nesse contexto, surge a elaboração do conceito de liberdade. Não obstante, com a plussignificação desse conceito na obra de Heidegger, é possível encontrar um sentido subjacente a suas aparições do final dos anos 1920 até 1930. Esse sentido aponta para uma vinculação prévia, como possibilidade de toda a compreensão de ser. Entendido a partir da noção de vinculação, o conceito de liberdade aponta para a dissociação imediata da concepção tradicional em torno deste. Este trabalho analisa o desenvolvimento desse conceito no período supracitado, tendo em vista a reconhecida importância desempenhada na descrição da existência humana em termos de compreensão de ser. | por |
dc.contributor.advisor1 | Reis, Róbson Ramos dos | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0127419824935492 | por |
dc.contributor.referee1 | Rodrigues, Fernando | |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8678667845816039 | por |
dc.contributor.referee2 | Fonseca, Renato Duarte | |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/9762748021331579 | por |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/2941224183462437 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Filosofia | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Filosofia | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Sociais e Humanas | por |