A importância do brincar no contexto da educação infantil: desafio para a gestão escolar
Resumo
O objetivo desse estudo monográfico foi investigar o brincar na formação e prática
profissional de professores da educação infantil do município de Tio Hugo/RS. Com
uma abordagem qualitativa, a pesquisa foi caracterizada como um estudo de caso. A
coleta de dados ocorreu através de questionários respondidos por cinco professores
que atuam na educação infantil e também pela secretária de educação do município,
sendo que para a análise dos dados obtidos, foi utilizada a técnica análise de
conteúdo. Os pressupostos teóricos utilizados na pesquisa encontram-se no campo
da gestão escolar (FERREIRA, 2008; FORTUNA, 2002; LÜCK, 2000) e da educação
infantil (FREUD, 1969; VYGOTSKY, 1989; PIAGET, 1978; WASSERMANN, 1990;
WINNICOT, 1985), dentre outros. Com o estudo constatou-se que os professores
estão em constante formação e que inserem o brincar em suas práticas
pedagógicas. Além disso, evidenciou-se a importância do brincar no
desenvolvimento infantil, bem como a relevância da prática do professor como
gestor do pedagógico no cotidiano escolar. Nesse contexto, a discussão da
formação dos profissionais responsáveis por essa etapa da educação básica é de
fundamental importância, pois este deve ser um desafiador, para que as crianças
possam desenvolver-se integralmente, através de atividades diversificadas e
prazerosas, que envolvam o aluno e os motive a aprender. Por fim, considera-se
fundamental que o professor gestor organize seu trabalho em sala de aula,
produzindo conhecimento ao lado dos estudantes, utilizando o brincar em sua
prática pedagógica e conhecendo suas contribuições no desenvolvimento infantil.
Coleções
- Gestão Educacional - EaD [951]
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