dc.contributor.advisor | Tomazzetti, Cleonice Maria | |
dc.creator | Rigo, Bruna Cassenot | |
dc.date.accessioned | 2018-10-04T12:56:06Z | |
dc.date.available | 2018-10-04T12:56:06Z | |
dc.date.issued | 2009-06-29 | |
dc.date.submitted | 2009 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/14450 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, RS, 2009. | por |
dc.description.abstract | This work presents research developed at Specialization Course on Education
Management at Santa Maria Federal University, in Santa Maria/RS city. In this
research it aims at comprehending School Management perspectives in the current
moment as well as Childhood Education contributions and of its professionals for the
development of children aged less than six years old. The search general objective
consists To know the forms by which the School Administration of the Nucleus of
Childish Education Ipê Amarelo, of Santa Maria's Federal University, contributes in
the production of the teaching knowledge in the context of the continuous formation
for the performance with children between one and five years. The methodology
adopts a qualitative approach characterized as an investigation in the school context.
About the methods, the study uses bibliographical survey, participant research, open
questionnaire and structured interview. The results points out lack of clarity by the
educators about the importance of the continuous quest for new knowledge as a way
to qualify the teacher work. Although it is possible to conclude that Ipê Amarelo
Childhood Education Nucleous a space offering several for learning of students,
parents and educators and that its School Management needs to invest more on this
potentiality through continuous formation, mainly for the teachers that work at the
Nucleus, considering that this institution is in an academic environment and works at
a project of teaching, searching and extension. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Gestão escolar | por |
dc.subject | Educação infantil | por |
dc.subject | Formação continuada | por |
dc.subject | Conhecimento docente | por |
dc.subject | Práticas educativas | por |
dc.subject | School management | eng |
dc.subject | Childhood education | eng |
dc.subject | Continuous formation | eng |
dc.subject | Teachers knowledge | eng |
dc.subject | Educative practices | eng |
dc.title | As contribuições da gestão escolar na produção dos conhecimentos dos educadores da infância | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional | por |
dc.description.resumo | O presente trabalho apresenta a pesquisa desenvolvida no curso de especialização
em Gestão Educacional pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), na
cidade de Santa Maria/RS. Nesta pesquisa buscou-se compreender as perspectivas
da Gestão Escolar no momento atual em relação à formação continuada dos
educadores da infância, bem como as contribuições da educação infantil e de seus
profissionais para o desenvolvimento das crianças menores de seis anos. O objetivo
geral da pesquisa consiste em conhecer as formas pelas quais a gestão escolar do
Núcleo de Educação Infantil Ipê Amarelo, da Universidade Federal de Santa Maria,
contribui com a produção do conhecimento docente no contexto da formação
continuada para a atuação com crianças entre um e cinco anos. A metodologia da
pesquisa adota uma abordagem qualitativa caracterizada como investigação no
contexto escolar. Como métodos, utiliza a pesquisa bibliográfica, a observação
participante, o questionário aberto e a entrevista estruturada. Como resultados foi
evidenciado que ainda falta clareza por parte dos educadores sobre a importância
da busca constante por novos conhecimentos como forma de qualificar o trabalho
docente. No entanto, é possível concluir que o Núcleo de Educação Infantil Ipê
Amarelo é um espaço que oportuniza diversas situações de aprendizagens para
alunos, pais e educadores. Também indica que sua Gestão Escolar necessita
investir mais neste potencial através da formação continuada, principalmente aos
educadores que ali atuam, considerando que esta instituição encontra-se em um
espaço universitário e funciona como um projeto de ensino, pesquisa e extensão. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |