Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorTomazzetti, Cleonice Maria
dc.creatorRigo, Bruna Cassenot
dc.date.accessioned2018-10-04T12:56:06Z
dc.date.available2018-10-04T12:56:06Z
dc.date.issued2009-06-29
dc.date.submitted2009
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/14450
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, RS, 2009.por
dc.description.abstractThis work presents research developed at Specialization Course on Education Management at Santa Maria Federal University, in Santa Maria/RS city. In this research it aims at comprehending School Management perspectives in the current moment as well as Childhood Education contributions and of its professionals for the development of children aged less than six years old. The search general objective consists To know the forms by which the School Administration of the Nucleus of Childish Education Ipê Amarelo, of Santa Maria's Federal University, contributes in the production of the teaching knowledge in the context of the continuous formation for the performance with children between one and five years. The methodology adopts a qualitative approach characterized as an investigation in the school context. About the methods, the study uses bibliographical survey, participant research, open questionnaire and structured interview. The results points out lack of clarity by the educators about the importance of the continuous quest for new knowledge as a way to qualify the teacher work. Although it is possible to conclude that Ipê Amarelo Childhood Education Nucleous a space offering several for learning of students, parents and educators and that its School Management needs to invest more on this potentiality through continuous formation, mainly for the teachers that work at the Nucleus, considering that this institution is in an academic environment and works at a project of teaching, searching and extension.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectGestão escolarpor
dc.subjectEducação infantilpor
dc.subjectFormação continuadapor
dc.subjectConhecimento docentepor
dc.subjectPráticas educativaspor
dc.subjectSchool managementeng
dc.subjectChildhood educationeng
dc.subjectContinuous formationeng
dc.subjectTeachers knowledgeeng
dc.subjectEducative practiceseng
dc.titleAs contribuições da gestão escolar na produção dos conhecimentos dos educadores da infânciapor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacionalpor
dc.description.resumoO presente trabalho apresenta a pesquisa desenvolvida no curso de especialização em Gestão Educacional pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), na cidade de Santa Maria/RS. Nesta pesquisa buscou-se compreender as perspectivas da Gestão Escolar no momento atual em relação à formação continuada dos educadores da infância, bem como as contribuições da educação infantil e de seus profissionais para o desenvolvimento das crianças menores de seis anos. O objetivo geral da pesquisa consiste em conhecer as formas pelas quais a gestão escolar do Núcleo de Educação Infantil Ipê Amarelo, da Universidade Federal de Santa Maria, contribui com a produção do conhecimento docente no contexto da formação continuada para a atuação com crianças entre um e cinco anos. A metodologia da pesquisa adota uma abordagem qualitativa caracterizada como investigação no contexto escolar. Como métodos, utiliza a pesquisa bibliográfica, a observação participante, o questionário aberto e a entrevista estruturada. Como resultados foi evidenciado que ainda falta clareza por parte dos educadores sobre a importância da busca constante por novos conhecimentos como forma de qualificar o trabalho docente. No entanto, é possível concluir que o Núcleo de Educação Infantil Ipê Amarelo é um espaço que oportuniza diversas situações de aprendizagens para alunos, pais e educadores. Também indica que sua Gestão Escolar necessita investir mais neste potencial através da formação continuada, principalmente aos educadores que ali atuam, considerando que esta instituição encontra-se em um espaço universitário e funciona como um projeto de ensino, pesquisa e extensão.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional [289]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional.

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto