A construção de conhecimento sobre a temática da gestão educacional: um estudo com acadêmicas do curso de pedagogia da UFSM
Resumo
Este estudo contempla a linha de pesquisa Gestão da Organização Escolar do Curso em
Gestão Educacional, do Centro de Educação, UFSM. Desta maneira, buscou-se compreender
as concepções das acadêmicas do Curso de Pedagogia, UFSM, em relação à temática da
Gestão Educacional. Diante deste objetivo, este estudo se caracterizou por uma pesquisa de
cunho qualitativo. Em função da temática, a entrevista reflexiva foi o instrumento de pesquisa
utilizado, através de entrevistas semi-estruturadas, ao passo que os dados são produzidos, na
interação do sujeito da pesquisa com o pesquisador. Neste sentido, a análise documental
também se fez presente, ao passo que contribui para a análise das falas das acadêmicas. Os
principais autores que balizaram a pesquisa foram Libâneo (2005), Ferreira (2003), Lück
(2006, 2007, 2008), Alarcão (2001), Marcelo García (1999), Rossato (1998, 2008), Mizukami
(2002), Bolzan (2002, 2006, 2007), Bolzan e Isaia (2005), Chizzotti (2006), Bauer e Gaskell
(2002), entre outros. Diante disso, a organização das falas foram produzidas através de
dimensões categoriais, pois acredita-se que a análise das narrativas não pode enquadrar,
fechando de forma estática as recorrências que aparecem nas narrativas colhidas. Sendo
assim, quatro dimensões categoriais emergiram, sendo elas, gestão educacional, políticas
públicas, funções na gestão e formação inicial. Sob esta óptica, através dos dados
produzidos, foi possível perceber que há confusões e contradições nas falas das acadêmicas
entre os paradigmas de administração e gestão. Também evidencia-se que, em muitos casos,
há falta de apropriação dos conteúdos, uma vez que não há clareza das características e ações
destes dois paradigmas. Ainda, a ineficiência das disciplinas diante de alguns temas é, além de
percebido nas narrativas que expressam contradições, é percebido também pelas próprias
colaboradoras, quando percebem a ausência de concepção sobre a temática. Diante desta
realidade, é possível pensar que há a necessidade de redimensionar a formação, através do
constante repensar esta formação, pois a partir da importância da temática da gestão,
profissionais bem capacitados se torna imprescindível para o desenvolvimento das atividades
escolares. Assim, as dúvidas, inseguranças e contradições em relação ao tema apresentado nas
narrativas é um caminho para repensar a formação docente sobre gestão educacional e seus
objetivos. Ainda assim, metodologias e novas formas de abordar os conteúdos referentes a
este tema se fazem necessário na busca de novos rumos e de aprendizagens mais
significativas.
Coleções
- Gestão Educacional [292]
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